Foi lançado há 34 anos, vendeu mais de meio milhão de unidades em Portugal e chega à quinta geração com novos argumentos.
O recente restyling trouxe uma frente muito agressiva ao Clio V e dá-lhe uma nova identidade, sendo que a versão ensaiada, a Esprit Alpine, assume o papel de desportivo, usando um motor 1.6 híbrido, de 145 cavalos e uma caixa de velocidades de variação contínua, denominada Multimodo.
A suspensão, firme, sem ser desconfortável, controla eficazmente o rolamento da carroçaria e permite uma agilidade surpreendente. A isto junta-se um chassis com uma boa vivacidade e uma direção corretamente calibrada, o que vale dizer que temos diversão (com segurança) garantida. E mesmo em ritmos mais elevados, somos surpreendidos por uma insonorização de bom nível.
A cereja no topo de bolo são os consumos, pois terminámos o ensaio com uma média de 4,5 l/100 km, conduzindo sempre de uma forma despreocupada. Algumas notas finais, para o equipamento generoso desta versão, para a qualidade dos materiais usados no interior, a montagem robusta e a habitabilidade correta.
A unidade ensaiada custava 31 276 euros (a Esprit Alpine de base fica por 28 200), mas o Clio está disponível a partir de 19 400 euros (Evolution TCe, de 90 cavalos).
- Dimensões
Mede 4,05 metros de comprimento, tem 1,98 metros de largura e uma altura de 1,42 metros. A distância entre eixos é de 2,58 metros e a bagageira aceita 301 litros. - Segurança
Possui assistência à travagem de emergência, à transposição involuntária de via e alerta de tráfego cruzado em manobras de marcha-atrás. - Equipamento
A unidade ensaiada tinha faróis traseiros cristalinos com assinatura em LED 3D, easy park assist (sensores 360º mais estacionamento mãos-livres) e Pack Bose.