O "Consultório Médico" desta semana, por Paulo Lima Pereira.
Como posso deixar de fumar?
Roberto Sá
O tabagismo é um grave problema de saúde pública, sendo uma das principais causas evitáveis de doença, incapacidade e morte prematura. Em 2019, 17% da população residente em Portugal com mais de 15 anos era fumadora, estimando-se que esta percentagem tenha aumentado após a pandemia. No mesmo ano, registaram-se mais de 13 500 mortes por doenças atribuíveis ao tabaco, a nível nacional.
O consumo de tabaco é responsável por grande parte dos cancros, dos casos de doença pulmonar obstrutiva crónica e das doenças cardiovasculares, entre outras. A nicotina é uma droga causadora de dependência física. Por isso, e apesar de a maioria dos fumadores manifestarem o desejo de deixar de fumar, apenas 5% conseguem ter êxito sem ajuda.
Deixar de fumar é difícil, mas possível. Se decidir fazê-lo, o médico de família é o profissional de saúde em posição mais privilegiada para o ajudar, sobretudo nos casos menos complexos. No entanto, para dependências graves, existem consultas de apoio intensivo à cessação tabágica (CT) para as quais poderá ser orientado pelo seu médico.
A CT envolve técnicas motivacionais e de promoção da mudança comportamental, que são a base de qualquer tratamento. Se necessário, podem usar-se terapêuticas farmacológicas adequadas a cada caso, que irão ajudar a vencer a dependência física da nicotina, controlando a síndrome de abstinência.
A melhor solução é deixar de fumar e não transitar para outras formas de tabaco ou cigarro. Temos assistido ao lançamento de novos produtos, designadamente o tabaco aquecido e os cigarros eletrónicos ou vaporizadores, entre outros. Estes não são mais seguros do que os cigarros tradicionais, começando agora a surgir estudos a comprovar os seus efeitos deletérios para a saúde humana.
Cerca de metade dos fumadores morrerá de um problema associado ao tabaco. Não queira fazer parte dessa trágica estatística. Procure ajuda junto do seu médico de família. Eliminar o tabaco da sua vida é o melhor investimento que pode fazer pela sua saúde!
*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].