Americano de 81 anos foi condenado a seis meses de prisão em regime fechado.
Arthur “Jack” Schubarth, um americano de 81 anos, foi condenado a seis meses de prisão e multado em 10 mil dólares (cerca de 9100 euros) por liderar um esquema ilegal de criação de ovelhas híbridas gigantes na sua fazenda em Montana, nos EUA.
Entre 2013 e 2021, o homem usou material genético da ovelha Marco Polo Argali, espécie nativa do Quirguistão, para criar embriões clonados e implantá-los em ovelhas da sua propriedade. O ensaio deu origem ao carneiro Montana Mountain King (MMK), com chifres de 1,5 metros e mais de 136 kg.
Jack também usou o sémen dos MMK para cruzar com outras espécies e falsificou documentos para transportar os animais. O idoso geria a Sun River Enterprises LLC, uma quinta especializada em criar “gado alternativo”, como cabras montesas e ovelhas, vendidas para fazendas de caça no Texas, onde os caçadores pagam para abater animais exóticos.
As autoridades referem que as suas ações não só violaram leis federais e tratados internacionais, como também arriscaram introduzir doenças e comprometer a biodiversidade local.