Plantas para varandas ensolaradas

O "Consultório de Jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.

Tenho uma varanda virada a sul, com muito sol durante todo o dia. Não consigo pôr nada lá, pois tudo morre.
Ana Silva

A vontade que nos percorre a alma de enchermos as nossas varandas no verão é tão forte que nos leva a ser completamente impulsivos na escolha das plantas. A informação é escassa e, por isso mesmo, escolhemos espécies sem percebermos bem quais cuidados vão exigir de nós. Para além disso, a criação de um jardim em pleno verão ou durante uma vaga de calor é sinónimo de um jardim falhado. Opte por dedicar-se ao seu cantinho exterior na primavera, no final do verão ou no início do outono. As temperaturas mais amenas vão ajudar a que a sua planta se fixe e se adapte mais facilmente.

Aqui estão cinco plantas que, para além de precisarem de sol para viver, são muito resistentes e de baixa manutenção:

Phormium tenax Uma planta que parece um autêntico leque. Com folhas altas e fortes, preenche qualquer espaço.


Agapanthus africanus
Dona de uma das flores mais enigmáticas. Leve-a para os seus jardins, mas sempre no plural. A composição com vários exemplares fica divina.


Asparagus densiflorus
Gosto de dizer que a Asparagus, mesmo estando sempre despenteada, é um charme. Com o seu verde num tom quase fluorescente, é daquelas plantas que não dá trabalho absolutamente nenhum. Resiste a tudo.


Pittosporum tobira
Um arbusto normalmente ignorado por quem visita um viveiro, mas que pode tornar-se na joia de qualquer espaço ensolarado. Sem dúvida, uma das minhas plantas favoritas.


Photinia fraseri
Esta planta é um diamante. Resistente, com folhas com tonalidades que variam entre o verde e o vermelho, é uma planta que tanto funciona como exemplar independente quanto em grupo, formando uma sebe natural que é um verdadeiro espanto. As suas inflorescências são das mais bonitas que alguma vez vi.

Tenho a certeza de que estas plantinhas, principalmente se utilizadas em conjunto, vão tornar o seu cantinho ensolarado num autêntico jardim encantado.

Até ao próximo Consultório Jardinagem.

Sofia Manuel, designer de jardins e autora de “A Tripeirinha”


*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, jardinagem, Saúde, finanças pessoais, sustentabilidade e sexualidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected]