Peles de 20 anos: purificar, hidratar e proteger

(Foto: Pexels)

O cuidado com a pele tem ganhado cada vez mais destaque e chama a atenção dos mais novos. Há que prevenir problemas futuros, mantendo a pele saudável e radiante desde cedo. Mas a partir de quão cedo devemos começar a ter estes cuidados? E que tipo de produtos pede uma pele mais jovem?

O tempo passa e a pele vai amadurecendo e evoluindo, ou seja, podemos contar sempre com mudanças, por mais indesejadas que estas sejam. “Desde os primeiros dias de vida, a nossa pele merece e necessita de cuidados dermocosméticos”, explica Cláudia Abreu de Almeida, Mestre em Ciências Farmacêuticas & Especialista em Dermocosmética, colaboradora nos Laboratórios Dermatológicos de Uriage com as marcas Uriage e Apivita.

Os “belos e loucos anos 20”, como refere a especialista, são uma idade em que é habitual a extensa exposição ao sol e variadas mudanças no geral, o que leva, consequentemente, a “alterações cutâneas, particularmente a longo prazo”. Questões como “manchas, perda de luminosidade, imperfeições, oleosidade e fotoenvelhecimento prematuro” podem surgir desde cedo, se não houver um cuidado específico com a pele jovem.

“Uma rotina cosmética individualizada” é a solução. Cláudia Almeida explica como. Com apenas três passos, todos os dias, consegue preservar a pele. “Limpeza, hidratação e fotoproteção” é o fundamental, não esquecendo que é sempre necessário “um cuidado adaptado ao tipo de pele”.

Existe uma “tendência para alguma oleosidade e imperfeições, devido às alterações hormonais que decorreram na idade adolescente e que se prolongam na década dos 20”, por isso se está a passar por uma fase mais chata com a pele, lembre-se que é normal nesta fase da vida.

É “imprescindível” hidratar a pele nesta idade, como afirma Claúdia Almeida, que sugere alguns ingredientes a ter em atenção para o conseguir concretizar. “Ácido hialurónico, aloé e extratos de plantas hidratantes, podem ser integrados na rotina para garantir a retenção de água”, já a “vitamina C ou a própolis” conseguem “proteger a nossa pele do stress oxidativo gerado diariamente”.

Por fim a Mestre em Ciências Farmacêuticas & Especialista em Dermocosmética, reforça que “ingredientes mais direcionados para corrigir o envelhecimento cutâneo, como retinóides e péptidos (entre outros), serão mais indicados a partir dos 30 anos”.

Ainda recentemente, a Apivita lançou a gama Aqua Beelicious, pensada para a hidratação da pele entre os 20 e os 30 anos, onde se encontram um Tónico de Hidratação e Aperfeiçoamento; um Gel de Olhos Hidratante & Refrescante; o Aqua Beelicious Booster Hidratante e Refrescante e o Aqua Beelicious Creme Fluido de Hidratação com Cor SPF30.

A gama é toda composta por até 99% de ingredientes de origem natural, formulada com uma fusão de flores e mel de flor. E veio corresponder a uma procura por parte dos mais jovens por ingredientes naturais que sirvam as suas peles.

Aqua Beelicious tónico hidratante 200ml | 17,28 euros
Gel de olhos hidratante 15 ml | 19,54 euros

 

Aqua Beelicious Booster 30ml | 26,06 euros
Creme hidratante com cor SPF30 40ml | 23,76 euros