Susana Romana

Os americanos resolveram celebrar o Halloween até mais tarde

1

Donald Trump é novamente presidente dos Estados Unidos. Aparentemente, este ano os americanos resolveram celebrar o Halloween até mais tarde.

2

A noite eleitoral decorreu sem espinhas para o republicano, que depressa começou a pintar o mapa de vermelho. Quem dera ao atual Benfica uma onda vermelha daquelas.

3

Um fator que pode ter tido muito peso no resultado foi o apoio de Elon Musk, que agora poderá ter um cargo na Casa Branca. Nos filmes, os vilões tentam invadir a Casa Branca à força; aqui, até lhes dão cartão de funcionário e lugar de estacionamento.

4

Elon Musk é um ídolo de muitos rapazes, até em Portugal. Tantos pais preocupados ao longo dos anos por os filhos terem como modelo músicos guedelhudos ou futebolistas conflituosos quando afinal o perigo estava em admirar empresários.

5

Muitas ilações se podem tirar daqui, mas uma delas é que os Estados Unidos insistem em não querer ter uma mulher como presidente. Porque pode ser emocionalmente instável ou tomar demasiadas decisões para privilegiar o seu género. Já com Trump… Ah, esperem…

6

Trump disse que vem aí uma “era dourada”. Os eleitores americanos esfregam as mãos, a achar que ele quer dizer que vem aí prosperidade. Mas eu acho que ele está só mesmo a referir-se ao seu estilo de decoração nova-rica para a Sala Oval.

7

As sondagens estiveram taco a taco até ao fim. Quem esteve mais perto de acertar até foi Moo Deng, um famoso e adorável hipopótamo-pigmeu de um zoo tailandês, que comeu um bolo com a cara de Trump. Aguardo a sequela desse momento, na qual um hipopótamo de tamanho regular abocanhe o próprio Trump.

8

A noite eleitoral coincidiu com a noite em que o Sporting venceu o Manchester City por 4-1, na despedida de Rúben Amorim de Alvalade. E Guardiola foi um senhor, porque eu no lugar dele tinha-lhe queimado o passaporte e escondido as chaves do carro para garantir que não ia parar a Manchester.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 10 de novembro da “Notícias Magazine”]