O clima tenso na Venezuela e os Estados Unidos liderados por mulheres com gatos
1
O clima na Venezuela continua tenso, depois de o regime chavista ter anunciado a reeleição de Nicolás Maduro, apesar de a Oposição ter provas em contrário. Parece-me malta que é batoteira até a jogar uma partida de Monopólio. Neste caso, monopólio do Estado.
2
J.D. Vance, candidato a vice-presidente de Trump, está debaixo de fogo por ter dito que os Estados Unidos estão “a ser liderados por mulheres com gatos e sem filhos”. O que é um comentário bizarro vindo dele, sobretudo se tivermos em conta que os vilões até costumam adorar ter gatinhos ao colo.
3
“Cristãos, saiam e votem! Só desta vez, não terão de o fazer mais”, disse Trump num comício no Minnesota. Muita gente interpretou isto como uma ameaça à democracia, mas não foi nada disso. Trump estava só a explicar que, se for reeleito, daqui a quatro anos o planeta Terra já é uma bola de fogo de qualquer maneira.
4
Alguns dos laboratórios privados em Portugal fixaram preços e concertaram posição nas negociações com o Estado para testes à covid-19 e análises clínicas, tendo até um grupo de WhatsApp para o efeito. Não foi divulgado o nome deste grupo, mas deve ser algo tipo The Covidfather, já que junta pandemia com máfia.
5
O Rover Perseverance da NASA encontrou uma rocha ‘intrigante’ na superfície de Marte, que pode ter alojado vida microbiana há milhares de milhões de anos. O mais extraordinário é que mesmo essa vida microbiana conseguiu perceber melhor a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do que alguns católicos fervorosos.
6
A chama olímpica desta edição dos Jogos não está num estádio, como habitual, mas sim sobre os Jardins das Tulherias, num anel em chamas que sobrevoa Paris. O que faz sentido, numa cidade em que as pessoas quando se chateiam adoram pegar fogo a Renaults.
7
Num ano em que o turismo deve bater recordes em Barcelona, a autarquia anunciou o fim dos arrendamentos turísticos de curta duração. Já em Lisboa, só falta uma pessoa sair para ir num instante ao supermercado buscar ovos e Nesquik e quando volta já tem uma despedida de solteiras americanas na sala de estar.
8
Segundo a Zero, baseada em dados da Agência Portuguesa do Ambiente, a empresa mais poluente em Portugal é a refinaria de Sines da Galp, com cerca de 2,4 milhões de toneladas de CO2 libertados para a atmosfera. Mas calma: se pintarem o logo de verde e puserem umas buganvílias nas janelas já podem ganhar prémios de sustentabilidade.
[Artigo publicado originalmente na edição do dia 4 de agosto da “Notícias Magazine”]