Variar a ementa nas festas natalícias é possível. E não é necessário fugir a sete pés do que é habitual. Baseando-se no típico bacalhau cozido que marca presença em grande parte das consoadas portuguesas, convidamos quatro chefs, sediados nos quatro cantos do nosso país, a reinventá-lo. De uma roupa-velha de fine dining à homenagem às suas terras e aos seus produtos autóctones, Rui Paula, Noélia Jerónimo, Oscar Geadas e Justa Nobre apresentam receitas que podem ser recriadas em qualquer casa.
Tal como muitos portugueses, a chef Justa Nobre associa a época natalícia a uma mesa farta – não só no que toca à comida, mas em especial a toda a família que se reúne à mesa. De forma a que a ementa esteja de acordo com a ocasião, criou esta receita, pensada para as “famílias numerosas”, como a sua. Alia dois elementos tradicionais da cozinha portuguesa, o bacalhau e o grão-de-bico, que nem sempre são vistos em conjunto no Natal. “A pensar em muita gente, em vez de fazer a receita numa frigideira, basta cozinhar o indicado num tabuleiro, no forno.”
Ingredientes
4 lombos de bacalhau com 180 gramas cada
6 decilitros de azeite
2 dentes de alho com casca
1 folha de louro
1 pé de alecrim
400 gramas de couve-lombarda, cortadas em tiras finas
400 gramas de grão-de-bico cozido
Sal e pimenta-preta q.b.
Aqueça o azeite numa frigideira onde caibam os quatro lombos de bacalhau. Quando o azeite estiver a cerca de 80 °C, coloque os lombinhos, os dentes de alho, a folha de louro e o pé de alecrim. Tape e leve a lume brando durante cinco a sete minutos sem deixar ferver e mantendo a temperatura em redor dos 80 °C. Quando o bacalhau estiver pronto, retire um decilitro do azeite para outra frigideira e aqueça bem. Salteie a couve-lombarda em tirinhas durante um minuto. Tempere com sal e pimenta-preta.
Retire mais um decilitro de azeite para uma outra frigideira, ou para uma caçarola, e aqueça. Quando estiver quente, junte o grão-de-bico bem escorrido e aqueça, envolvendo no azeite. Com um esmagador de batata, ou um garfo, esmague grosseiramente o grão-de-bico de maneira a que ainda fiquem alguns grãos quase inteiros. Sirva os lombinhos com o grão-de-bico e a couve-lombarda.