Versátil à mesa e cheio de atributos que fazem bem à saúde. Este fruto brasileiro entrou na categoria dos superalimentos. E isso faz toda a diferença.
A cor é escura, pode ir do roxo ao preto. A forma é arredondada. É fruto que nasce em cachos em terras húmidas ou até mesmo alagadas. A sua origem é brasileira, dá-se bem na região da Amazónia. Açaí é melódico na pronúncia, virtuoso em se fazer notar. Entrou no cardápio português e não tardou em se mostrar. O que aconteceu, afinal? Estar na moda será a expressão adequada?
Parece que sim. “O açaí tornou-se uma ‘moda’ por começar a ser considerado um superalimento. O facto de apresentar benefícios para a saúde, também o aumento da procura por alimentos naturais que se tem observado nos últimos tempos, e mesmo a popularidade que este alimento foi adquirindo entre os praticantes de atividade física, fizeram com que se tornasse uma ‘moda’”, observa Bárbara Plácido, nutricionista.
Esta é apenas uma parte da questão. Outra são os benefícios, e que os há, há. Melhora o funcionamento dos intestinos e a circulação do sangue. Protege o sistema digestivo e previne doenças degenerativas. “Apresenta um elevado teor de antioxidantes”, adianta Bárbara Plácido. O que significa, explica, que protege o corpo do envelhecimento precoce e de algumas doenças. “Além disso, é rico em fibra, vitaminas e minerais e ainda possui ácidos gordos saudáveis, o que lhe permite ter propriedades como: regulação do trânsito intestinal, fortalecimento do sistema imune, propriedades anti-inflamatórias, entre outros”, garante a nutricionista.
Quem analisou o fruto, por dentro e por fora, assegura que é rico em calorias e nutrientes e realça a sua ação anti-inflamatória. Ajuda a tratar o fígado gordo, inibindo a acumulação de gordura neste órgão, combate a fadiga e a exaustão por ser generoso em vitaminas, C e E sobretudo, e em proteínas.
Essa pequena baga, consumida pelos índios brasileiros há milhares de anos, pode ser comida de várias maneiras. Na sua forma fresca e natural, em polpa congelada, em suplemento nutricional, em pó, juntando a outros alimentos, em estado sólido ou líquido. “Este alimento apresenta uma grande versatilidade no que respeita à forma como pode ser consumido”, garante a nutricionista. É fruto flexível, que se dá bem como outros alimentos. “Ele pode ser incorporado em batidos e sumos ou em conjunto com frutas, granola, mel e sementes, numa tigela, por exemplo.”
Em todo o caso, Bárbara Plácido deixa uma recomendação. “É necessário ter em atenção a sua composição, uma vez que o açaí puro tem um sabor mais amargo e, por vezes, é adicionado açúcar nas versões processadas.” Portanto, é sempre necessário ter atenção ao rótulo.
Mafalda Pinto Leite, autora do livro “Cozinha saudável”, apaixonada pela cozinha e por um estilo de vida saudável, tem receita com açaí numa tigela que apresenta como um bom pequeno-almoço para os dias de calor. Duas colheres de sopa de açaí em pó, três bananas congeladas, uma chávena de morangos congelados e outra de mirtilos. Uma pitada de baunilha crua em pó é opcional. Colocar todos os ingredientes no copo do liquidificador e bater até obter uma mistura espessa e cremosa. Se for necessário, juntar leite de coco, água ou sumo de laranja para ajudar a bater. E já está. Servir acompanhado de fruta da época e granola. Simples.