
Agência quer descobrir como armazenar fezes e a urina de maneira segura para evitar contaminar o ambiente da nave espacial.
A Agência Espacial Americana (NASA) lançou um desafio ambicioso para mentes criativas de todo o Mundo: encontrar soluções inovadoras para reciclar o lixo gerado em missões lunares, como embalagens de alimentos e materiais de experiências científicas, mas também fezes e urina. O problema que tem sido uma constante desde sua primeira missão, em 1969.
Como se pode imaginar, as fezes e a urina devem ser recolhidas e armazenadas de maneira segura para evitar contaminar o ambiente da nave espacial. No entanto, essa tarefa torna-se ainda mais difícil pela falta de gravidade.
Assim, o concurso “LunaRecycle” oferece um prémio de 3 milhões de dólares, cerca de 2,7 milhões de euros, para as ideias mais promissoras que contribuam para a sustentabilidade da exploração espacial.
“Operar de forma sustentável é uma consideração importante para a NASA enquanto fazemos descobertas e conduzimos pesquisas tanto fora de casa quanto na Terra”, afirmou Amy Kaminski, executiva do programa de Prémios, Desafios e Crowdsourcing da Agência Espacial.