Gato trouxe rato para casa e ajudou cientista a descobrir um vírus

Graças ao felino, uma equipa de cientistas dos EUA foi capaz de encontrar o microrganismo, até agora, desconhecido no país.

Graças ao trabalho de campo de um gato, um grupo de cientistas dos EUA conseguiu investigar, pela primeira vez, um jeilongvirus em detalhes. O vírus, nunca antes registado no país, foi encontrado num rato morto que o gato Pepper trouxe para casa, em Gainesville, na Florida.

O dono do animal, o cientista John Lednicky, viu a situação como uma oportunidade e levou o rato para análise. Embora o roedor não estivesse infetado com o vírus da varíola, os testes revelaram a presença de um jeilongvirus.

Esse vírus, encontrado em várias partes do Mundo, pode afetar diferentes espécies, incluindo humanos, e está associado a infeções respiratórias. O jeilongvirus descoberto, no entanto, é geneticamente distinto dos conhecidos, sendo capaz de infetar roedores, humanos e primatas não humanos, o que levanta preocupações sobre o potencial de transmissão entre espécies.

Até agora, o gato Pepper não apresentou sintomas, mas o professor Lednicky quer fazer testes para avaliar o impacto do vírus noutros animais e na população humana.