O Natal também é oferecer sem querer nada em troca. Ajudar instituições a concretizar sonhos, apoiar projetos. Sem embrulhos. Com todo o coração.
Oferecer sem nome. Dar, simplesmente dar. Por uma ou várias causas. Um pequeno gesto, uma ajuda gigante. Possibilidades não faltam. A Mundu Nôbu, que em crioulo de Cabo Verde significa “mundo novo”, é um programa social idealizado pelo músico Dino D’Santiago e Liliana Valpaços que quer ajudar 160 jovens, de contextos vulneráveis, a criarem um projeto de vida, romperem o ciclo de desigualdades através da educação, serem agentes de mudança. Este Natal, a Fnac junta-se a este propósito ao convidar os clientes a ajudar com donativos a partir de um euro. O convite é oferecer um futuro melhor, mais justo e inclusivo, e possibilitar que a Mundu Nôbu chegue a mais zonas do país, abraçar mais jovens. A campanha estende-se até 6 de janeiro e o retorno é simbólico. Quem dá recebe um marcador de livros. Além disso, a Fnac tem à venda t-shirts Mundu Nôbu, o valor líquido reverte para a associação.
David é um menino de nove anos, tem paralisia cerebral e epilepsia, é de Évora, e faz terapias a mais de 300 quilómetros de casa. A Wiñk, marca portuguesa de depilação com fio e serviços de pestanas e sobrancelhas, em parceria com a Associação Salvador, tem uma campanha nas suas lojas para ajudar o David num programa intensivo de tratamentos. A contribuição pode ser feita de duas formas: na compra de uma Estrela (im)Perfeita da Associação Salvador, feitas à mão com sobras de burel, que custa 3,5 euros; ou através de uma doação por multibanco.
A UNICEF, agência das Nações Unidas para a defesa e promoção dos direitos das crianças, volta a ter postais, cadernos, pulseiras, neste Natal. Cada cêntimo será gasto a levar água potável onde não há, a tratar crianças subnutridas, a vaciná-las. Passo a passo, rumo a mundo mais justo.
O slogan da Fundação Make-a-Wish, que concretiza sonhos, já soa. “Um desejo cria esperança” é o mote para a campanha deste ano com design renovado e estrelas que representam esperança e solidariedade. Estrelas, um calendário que se transforma num jogo, etiquetas de presentes, entre outras peças. A montra solidária está online para dar força e alegria a mais de 200 crianças e jovens gravemente doentes. A Assistência Médica Internacional (AMI) também tem uma campanha em movimento com produtos solidários (livros, música, artigos de papelaria e outras utilidades) para realizar projetos e missões.
Há instituições que repetem o procedimento. A Operação Nariz Vermelho tem o seu super cabaz de Natal por oito euros com três produtos solidários para continuar a levar alegria e sorrisos a crianças internadas em hospitais pediátricos. Um nariz vermelho, antialérgico, antidepressivo. Um jogo para a família brincar na noite de Natal. E ainda segunda edição do saco de pano com nova cara, ou melhor, várias caras.
A Ajuda de Berço é uma casa de acolhimento residencial que dá colo, carinho e casa a bebés e crianças desprotegidas. No Natal, e sempre, aceita donativos e bens alimentares, de higiene, farmácia e limpeza.
A Liga dos Bombeiros Portugueses volta a apresentar “Natal a meias”, numa parceria com a Calzedonia e a TVI. Metade do custo das meias reverte a favor dos bombeiros que ganham viaturas, equipamentos, materiais, com apoios da época natalícia. A Cáritas já tem a ação “10 milhões de estrelas – Um gesto pela paz” em curso. Comprar uma vela branca ou vermelha por dois euros significa ajudar famílias vulneráveis.
Os animais não são esquecidos nesta quadra. A UPPA – União Para a Proteção dos Animais, associação sem fins lucrativos, recebe donativos e bens de primeira necessidade como rações, trelas, medicamentos. Basta mandar um email e agendar o levantamento do material para benefício dos animais, que tem à sua guarda até encontrar novos donos, e manutenção do seu albergue. Dar, simplesmente dar.