Susana Romana

Dos auriculares à RTP, Montenegro e a comunicação social

1

Tenho de admitir que o texto desta semana foi bastante difícil de escrever. É que o meu auricular está na oficina e sem ter quem me arfe as piadas ao ouvido fica complicado.

2

Montenegro mostrou esta semana que sabe tanto de como funcionam os meios de comunicação social como aquelas tribos que tinham medo de máquinas fotográficas por acharem que lhes iam roubar a alma.

3

O Governo quer gradualmente acabar com a publicidade na RTP até 2027. Plano para a financiar de outra forma? Não há. Parem de gastar dinheiro em reportagens e séries históricas e passem reposições do “Duarte e companhia”. Mas apaguem o símbolo da Citroën no carro!

4

O plano do Governo para a RTP preocupa-me, vou admitir. Mas o primeiro-ministro está convencido de que os canais privados também fazem maravilhas pelo serviço público. A “Casa dos segredos”, por exemplo, tem tanta treta inventada que devia contar como aposta na ficção.

5

Depois deste grande favor ao fundador Balsemão, Montenegro foi entrevistado na SIC por Maria João Avillez. Não sei se a entrevistadora tinha auricular, mas tinha com certeza uma faquinha de prata para passar manteiga no primeiro-ministro.

6

Começou a ser julgado o ativista que atirou um balde de tinta a Montenegro durante a campanha. O primeiro-ministro queixa-se de ter desperdiçado água para tirar a tinta do cabelo e de ter ficado sem um “fato de bom corte”. Se o deitou fora foi problema dele, porque pintalgado ficava ótimo para ir à Moda Lisboa.

7

A semana fica marcada pela atribuição de vários prémios Nobel. Acho estranho o da Química não vir para Portugal, porque a cisão do Orçamento do Estado está a ser mais complexa do que a cisão do átomo.

8

Fábio Loureiro, um dos cinco presos evadidos da prisão de Vale de Judeus, foi capturado perto de Tânger, Marrocos, mas recusa ser extraditado para cá. Deve ter passado tanto tempo nos mercados a comprar tapetes que agora acha que tudo pode ser regateado.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 13 de outubro da “Notícias Magazine”]