De Portugal à Índia pelo basquetebol

Fernando Brás é diretor técnico do programa da NBA Basketball School na Índia, e dá a conhecer a modalidade aos mais jovens.

Quando, há dois anos, aterrou na Índia, o treinador já nutria uma paixão profunda pelo basquetebol. E depressa se rendeu também aos encantos do país e das suas gentes, a quem quer dar a conhecer a “diversão” que esta modalidade pode proporcionar, em nome da NBA, a principal liga profissional de basquetebol dos EUA, que é como quem diz, do Mundo.

Fernando Brás tem na voz um misto de calma e entusiasmo e palavras como “amor” e “diversão” saem-lhe com facilidade quando fala da Índia e da missão de ensinar o basquetebol nas escolas, que assumiu quando aceitou o cargo de diretor técnico do programa da NBA Basketball School, naquele país. A possibilidade surgiu quando Carlos Barroca, antigo vice-presidente para as operações da NBA na Ásia, o informou que havia uma vaga. Concorreu, passou todas as etapas de seleção e granjeou o lugar. Fez as malas e partiu.

Os primeiros dias não foram fáceis. “Mas refleti e decidi abrir a alma. Foi a melhor decisão da minha vida, apaixonei-me pelo país e pelas pessoas, que são fantásticas. Já recebi mais do que dei”, diz, explicando que o trânsito caótico ainda lhe causa desagrado, mas depressa passou a “adorar” a comida. Ali aprendeu a lidar com o tempo de forma diferente e tornou-se “mais calmo”. “Na Europa somos muito stressados, tem de ser já e chateamo-nos. A Índia ensinou-me a relativizar as coisas e os problemas, é importante o trabalho e dar tudo, mas também estar com os amigos e a família”.

Na bagagem levou a missão de divulgar o basquetebol nas escolas, procurando “incutir a paixão do jogo” e mostrar aos alunos como podem desenvolver capacidades e “divertirem-se”, num país onde a esmagadora maioria da população é adepta do críquete. Quando o treinador chegou, havia 16 programas. Atualmente, estão implementados em 72 escolas de 11 cidades. A intenção é chegar ao final do próximo ano com uma centena.

Sabe do que fala. Ele próprio teve outras experiências antes de se render ao basquetebol. Nascido em Coimbra, formou-se em Educação Física em Lisboa. Ainda deu aulas, mas depressa descobriu que não era a sua vocação e preferia treinar. Na capital, procurou primeiro um clube de futebol, mas perto de casa o que havia era de basquetebol. O primeiro treino, admite, “correu mal”. Mas estava plantada a semente e o “amor pelo basquetebol foi amadurecendo”. A sua atividade profissional levou-o a passar por clubes como o Cruz Quebradense, Sport Algés e Dafundo, Benfica, Clube Basket de Queluz, Atlético de Queluz, Olivais e uma experiência breve em Espanha. Agora, sente-se em casa.

Fernando Brás
Localização Mumbai, Índia
Profissão Treinador profissional e diretor técnico do programa da NBA Basketball School na Índia
Idade 44 anos