Criança parte jarro raro da Idade do Bronze durante visita a museu

Acidente aconteceu no museu Hecht, em Israel. Artefacto datava da Idade do Bronze, entre 2200 e 1500 a.C.

A família visitava, pela primeira vez, o Museu Hecht, na cidade de Haifa, em Israel, quando, ao mudar de sala, o menino, que terá quatro anos, partiu acidentalmente o jarro de barro com 3500 anos. O artefacto, que estava exposto próximo à entrada, sem proteção de vidro, e era considerado raro por estar intacto até então.

Datava da Idade do Bronze, entre 2200 e 1500 a.C. À BBC, Lihi Laszlo, porta-voz do museu, explicou que, embora os casos de danos intencionais sejam tratados com severidade e possam envolver a polícia, o incidente foi considerado um acidente no momento em que aconteceu. “O jarro foi acidentalmente danificado por uma criança que visitava o museu, e a resposta será de acordo”, garantiu a responsável.

Apesar de tudo, o museu convidou a criança e a família para uma nova visita, desta vez guiada, e já contratou um especialista em conservação para restaurar a peça, que deve retornar à exposição em breve. Ao ser questionado sobre a falta de proteção, o museu explicou que prefere exibir os itens sem barreiras sempre que possível e classificou o ocorrido como um “raro incidente”.