Cinco vinhos tintos do Tejo que tem de conhecer

(Foto AdobeStock)

Falar na região do Tejo é falar nos maravilhosos brancos que a casta Fernão Pires alimenta e que, nesta altura, estão no mercado em mais de seis dezenas de referências monovarietais. Mas há tintos que estão entre os melhores vinhos portugueses.

Tejo é sinónimo de Fernão Pires, casta branca tão bem trabalhada na região. No entanto, o Tejo também é feito de belíssimos tintos. Como os cinco deste bloco. E uma certeza: o futuro dos vinhos portugueses também passa por aqui. Boas provas.

Encosta do Sobral Grande Reserva Tinto 2019

Tejo
Santos & Seixo Wines
Syrah, Touriga-Franca, Cabernet Sauvignon e Touriga-Nacional
30 euros

A Santos & Seixo Wines, com produção em quatro regiões, tem neste Grande Reserva Tinto 2019 do Tejo uma das joias do portefólio. Distinguido com diversos galardões, o enólogo Marco Crespo vê, assim, justamente reconhecido o seu magnífico trabalho. Os aromas (fruta negra, compota e especiarias) e a suavidade dos taninos convencem os mais exigentes.

Joana da Cana Reserva Tinto 2018

Tejo
Vinhos Franco
Tinta Barroca e Touriga-Nacional
14 euros

Os prémios arrecadados, dentro e fora de portas, sublinham a qualidade deste tinto de Pontével (Cartaxo), assinado por Hernâni Magalhães. Nariz com frutos silvestres e especiarias, boca encorpada com sedutora acidez e madeira no ponto. Acompanha, com distinção, toda a comida de conforto, e aguenta, com redobrada elegância, os temperos mais ousados.

Marquesa de Alorna Grande Reserva Tinto 2016

Tejo
Quinta da Alorna
Vinhas Velhas
29,99 euros

Produzido em Almeirim apenas em anos excecionais, é, de facto, um tinto de exceção. Vinho de lote (as castas nunca são reveladas), pode acompanhar as várias fases de uma refeição com a mesma elegância e prazer. Um prazer que passa, sobretudo, pelo intenso sabor a frutos silvestres em que se sentem deliciosos apontamentos de especiarias. Taninos finos, acidez vibrante. Nota muito alta para o desempenho enológico de Martta Reis Simões.

Quinta Dom Rodrigo Tinto 2019

Tejo
Família Cardoso
Alicante Bouschet, Caladoc e Syrah
15 euros

Excelente trabalho enológico da dupla Ricardo Xarepe Silva e António Selas, que garante uma entrada com o pé direito da Família Cardoso na região do Tejo, depois das apostas de sucesso no Alentejo (Herdade da Lisboa) e no Douro (Quinta do Reguengo). Muita fruta vermelha, belo volume e madeira bem integrada. Tem tudo para crescer em garrafa. Excelente.

Dona Isabel Juliana Grande Reserva Tinto 2021

Tejo
Quinta da Lagoalva
Alfrocheiro, Touriga-Franca e Touriga-Nacional
35,90 euros

A quinta edição deste Grande Reserva Tinto da Quinta da Lagoalva confirma todos os predicados exibidos a partir de 2009 e que, desde então, pretende homenagear a matriarca da família do produtor de Alpiarça. Pedro Pinhão e Luís Paulino apresentam um vinho cosmopolita que é uma autentica explosão de aromas e sabores e que tem tudo para, repousando mais uns anos em garrafa, se bater com os melhores.

NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto