Seja como aperitivo, em piqueniques, churrascos ou noutros momentos de convívio, não faltam muitas e boas opções, cada vez mais levadas a sério pelos consumidores.
O número de produtores a apostar nos rosés continua a crescer. Com o calor em alta, acabam por se tornar ofertas de grande aceitação pela frescura e polivalência. Neste bloco, cinco sugestões oriundas de outras tantas regiões: Alentejo, Tejo, Dão, Vinhos Verdes e Douro. Boas provas.
Ravasqueira Seleção do Ano Rosé 2022
Alentejo
WineStone
Touriga-Nacional, Aragonês e Syrah
9 euros
Um rosé extremamente gastronómico, em que o sabor a frutos vermelhos é sinónimo da mais encantadora sedução. O estágio parcial em barricas de carvalho francês ofereceu-lhe complexidade, classe e, sobretudo, caráter. Elevado trabalho enológico de Vasco Rosa Santos e David Baverstock. Um grande vinho a um preço bem simpático.
Quinta da Alorna Reserva das Pedras Rosé 2022
Tejo
Quinta da Alorna
Trincadeira
19,90 euros
A famosa Reserva das Pedras da Quinta da Alorna tem, desde há uns meses, um rosé que faz companhia aos já emblemáticos branco e tinto. Sob direção enológica de Martta Reis Simões, o produtor de Almeirim apresenta um vinho que honra a secular história da casa. Com aromas contidos a morango e framboesa, tem na boca maior expressão: fresco, vivo e saboroso. Estreia auspiciosa.
Casa de Santar Reserva Rosé 2022
Dão
Global Wines
Touriga-Nacional
15,75 euros
Já com assinatura do enólogo Paulo Prior, também responsável pela enologia da Global Wines, este vinho é a evolução natural dos rosés na Casa de Santar. Depois de duas edições DOC (2020 e 2021), acaba de chegar ao mercado o primeiro Reserva, capaz de ombrear com o que de melhor se faz nesse segmento. Aroma e sabor frutados e intensos. Madeira muito bem integrada. Excelente.
Terras de Felgueiras Rosé Espadeiro 2022
Vinhos Verdes
Espadeiro
Vercoope
3,49 euros
Os amantes do Espadeiro têm neste Terras de Felgueiras 2022 um exemplo de um vinho com forte tradição nortenha – os primeiros apareceram antes mesmo dos Vinhos Verdes – e talhado para ser desfrutado nos dias de maior calor. O enólogo João Gaspar apresenta um rosé com uma ligeira efervescência, muita frescura aromática e apontamentos silvestres que lhe conferem uma delicada acidez.
Quinta dos Frades Vinha dos Deuses Rosé 2023
Douro
Quinta dos Frades
Touriga-Nacional
15,25 euros
Oriundo de uma parcela xistosa com quatro décadas, em Folgosa (Armamar), é o primeiro rosé da gama Quinta dos Frades, feito exclusivamente com Touriga-Nacional e que nasce da primeira vindima na propriedade do enólogo Diogo Lopes, que em 2023 se juntou a Anselmo Mendes. Elegância e frescura são o cartão de visita de um vinho acabado de chegar ao mercado e que promete dar que falar.
NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto