Aproveitando o mote dado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que está a promover quase duas dezenas de programas de vindimas na região, faça-se à estrada e rume ao Alentejo.
O bloco desta semana é dedicado a cinco brancos alentejanos com a assinatura de outros tantos produtores que estão de portas abertas para quem pretender desfrutar de uma experiência única. Boas provas.
Casa Relvas Sommelier Edition Branco 2022
Alentejo
Casa Relvas
Arinto e Antão Vaz
15 euros
Uma parceria da eborense Casa Relvas e da Associação dos Escanções de Portugal resultou num branco de eleição. As equipas lideradas por Alexandre Relvas e Tiago Paula, que neste projeto também assinam um tinto de muita qualidade, apresentam um vinho que se destaca pela explosão aromática. Madeira com conta, peso e medida. Muita frescura e elegante acidez. Auspicioso.
[email protected]
Quetzal Terroir Branco Vinha dos Pinheiros 2021
Alentejo
Quinta do Quetzal
Arinto e Roupeiro
35 euros
Mais um belo vinho do produtor da Vidigueira. Com enologia de José Portela, viaje pela serra do Mendro e descubra um branco de sedutores aromas cítricos e com uma boca de horizonte a perder de vista. Os oito meses em barricas novas e usadas de acácia oferecem-lhe invulgar elegância. Convincente. Às refeições, como aperitivo ou simplesmente como companheiro de verão.
[email protected]
Tapada de Coelheiros Branco 2020
Alentejo
Herdade de Coelheiros
Arinto e Roupeiro
30 euros
O minucioso trabalho no terreno, sempre biológico e sustentável, foi fundamental para o sucesso desta edição de 2020, contrariando, assim, condições climáticas adversas. A mestria na adega do produtor de Arraiolos fez o resto. Muita frescura, boa textura e complexidade e melhor acidez. Destaque, ainda, para os inspiradores apontamentos cítricos e para a surpreendente cremosidade.
[email protected]
Herdade do Rocim Clay Aged Branco 2022
Alentejo
Herdade do Rocim
Verdelho, Viosinho e Alvarinho
41,40 euros
É um dos brancos icónicos do produtor de Cuba – os outros são O Estrangeiro (Dão) e Bela Luz (Douro). Pisado a pé em lagar de pedra e com estágio em talhas de barro durante 12 meses, Catarina Vieira e Pedro Ribeiro apresentam um vinho recheado de alma, tradição e contemporaneidade. Não agrada a gregos e a troianos. No entanto, quem gosta, gosta mesmo. E não faltam razões para isso.
[email protected]
Mainova Verdelho 2021
Alentejo
Mainova
Verdelho
11,95 euros
Com assinatura enológica de António Maçanita e Sandra Sárria, este Verdelho 2021 é um monocasta branco, com vindima noturna, de encantos mil. A começar pelo intenso aroma a ananás, salpicado aqui e ali por notas cítricas, e a terminar numa boca extremamente saborosa, elegante e persistente. Nascida em plena pandemia, a marca do produtor de Arraiolos veio para ficar. E para ganhar.
[email protected]
NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto