Sugestões que vão ao encontro de diferentes gostos e carteiras, mas que têm a qualidade como denominador comum.
No Natal, não há mesa de sobremesas e de queijos sem um vinho do Porto. Assim como não há madrugadas em família, muitas vezes à lareira, sem a mesma companhia. Para desfrutar ou para oferecer. Boas provas.
Quinta dos Frades Porto Vintage 2017
Douro
Quinta dos Frades
Vinha velha com 23 castas identificadas
88,15 euros
Apesar de já ser comercializado há alguns anos, só agora é que o produtor de Folgosa do Douro (Armamar) decidiu dar a conhecer à comunicação social aquele que é o primeiro Porto com a marca da quinta. E em boa hora. Anselmo Mendes assina um vinho de extraordinária riqueza e complexidade. Frescura e doçura nobremente divididas. Taninos vincados, mas bem equilibrados pela fruta, presente em toda a prova.
Magnífico.
Quinta do Infantado Porto Reserva Tawny Biológico
Douro
Quinta do Infantado
Touriga-Franca, Touriga-Nacional, Tinta-Roriz e Tinta-Barroca
34,99 euros
O produtor de Chanceleiros (Pinhão) tem neste Reserva Tawny Biológico um vinho de muitos encantos e de grande polivalência, capaz de seduzir os mais diversos palatos e de harmonizar com inúmeras sobremesas. Excelente riqueza aromática, boa estrutura e final abundante. José Carlos Oliveira e João Roseira (viticultura) e Luís Soares Duarte e Álvaro Roseira (enologia) assinam um Porto equilibrado e elegante. Nota alta.
Porto Ferreira Vintage Quinta do Porto 2022
Douro
Sogrape
Mistura de castas de vinhas velhas, Touriga-Francesa, Touriga-Nacional e Sousão
85 euros
A excelência deste Vintage não acontece por acaso. Trata-se da vinha da Quinta do Porto, em Covas do Douro (Sabrosa), que sempre foi berço dos melhores vinhos da marca e que, em 2022, foi apadrinhada por um ano vitícola muito favorável. Luís Sottomayor apresenta-nos, assim, um Porto poderoso, pleno de estrutura, volume, intensidade e profundidade, boa acidez, extremamente distinto e com enorme potencial de guarda. Esplêndido.
Maynard’s Porto LBV 2017 Biológico
Douro
Van Zeller Wine Collection
Touriga-Nacional, Touriga-Franca, Tinta-Roriz, Tinta-Barroca e Tinto-Cão
17 euros
Após um inverno e uma primavera incomuns, vindimar na altura certa foi meio caminho andado para obter um vinho de qualidade superior. A experiência enológica de Álvaro Van Zeller trilhou o restante percurso. Resultado? Um Late Bottled Vintage, de produção biológica, elegante e de grande qualidade, com uma relação qualidade-preço difícil de igualar. Aroma e sabor vivos, muita fruta negra, taninos firmes e vincada acidez.
Quinta do Estanho Exclusive Porto +40 Anos
Douro
Quinta do Estanho
Castas tradicionais do Douro
200 euros
Uma edição, limitada a 266 garrafas, extremamente especial, saída de um lote de um conjunto de vinhos muito velhos, feitos pelo bisavô do fundador da Quinta do Estanho, Jaime Acácio Queiroz Cardoso, e onde a base é a primeira vindima após a II Guerra Mundial. Uma explosão dos mais variados aromas e sabores, assinada pelo enólogo Luís Leocádio, que, com a habitual mestria, criou mais uma peça de joalharia vinícola.
NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Rua Monte dos Burgos, 470-1º, 4250-311 Porto