As crianças ainda não terminaram a lista de presentes e uma localidade do Norte da França já se prepara para receber o Pai Natal nas melhores condições possíveis.
O presidente da Câmara de Flers-en-Escrebieux, Jean-Jacques Peyraud, emitiu um decreto municipal que autoriza trenós e renas a sobrevoar a cidade, mas proíbe pessoas mal-humoradas. No total, são sete artigos.
O primeiro é essencial: “Na noite de terça-feira, 24 de dezembro, para quarta-feira, 25 de dezembro de 2024, das 23 às 5 horas, o Pai Natal está autorizado a voar livremente o espaço aéreo de Flers para distribuir presentes de Natal, desde que as crianças estejam a dormir”.
O artigo 2.º confere-lhe o direito de “estacionar o trenó nos telhados, nas ruas e nos estacionamentos para entregar presentes nas residências”.
No artigo 3.º, o autarca convida “todos os residentes a fornecerem algumas cenouras para as renas, um copinho de leite e biscoitos ou fruta para o Pai Natal e os seus duendes”. E acrescenta que se o Pai Natal escolhesse “um trenó híbrido, as estações de recarga da cidade estariam à sua disposição”.
Sabe-se ainda que “qualquer estacionamento que impeça a sua passagem e a entrega de presentes pode ser punido com multa de 35 euros”.
O edil francês não está a brincar: “A cidade proíbe a permanência do Grinch, do Padre Fouettard, do Scrooge e de qualquer outra pessoa travessa ou perversa no território”.
A ideia destes decretos aconteceu numa noite de insónia do presidente. A população está entusiasmada.