BYD Seal U DM-i à conquista da Europa

O Seal promete (e até ultrapassa) os 80 quilómetros de autonomia em modo elétrico

A marca do momento aposta em todos os tabuleiros e lança um híbrido plug-in, com boa relação qualidade-preço.

A BYD ficou famosa por destronar a Tesla nas vendas globais de veículos elétricos e agora, aventura-se nos híbridos plug-in, com o SUV Seal U DM-i, que ensaiámos na versão Boots, de 217 cavalos e tração dianteira. Esteticamente agradável, numa sábia mistura de alguns modelos europeus, o Seal U situa-se no segmento dos SUV compactos (4,77 metros de comprimento) e de falta de espaço a bordo ninguém se pode queixar. Materiais de qualidade, bons acabamentos e muito equipamento de série, fazem deste um SUV apetecível, tanto mais que é proposto a partir dos 41 345 euros. A marca chinesa anuncia 80 quilómetros de autonomia elétrica, que conseguimos atingir com a bateria a 98%.

Entra depois o motor a combustão, que apenas carrega as baterias, e que nos permitiu consumos entre o 7 l/100 km em autoestrada e 5 litros em cidade. Do que não gostámos mesmo foi da suspensão extremamente mole, que permite um adornar excessivo da carroçaria. Nota negativa igualmente para a direção demasiado leve e para o tato dos travões. Carregamos no pedal e nada parece acontecer, com a travagem a aparecer de repente.

Equipamento Difícil apontar lacunas. Tem, por exemplo, um filtro de ar que impede a entrada de poluição no habitáculo e um sistema áudio Infinity, com 10 colunas.

Motor
O Seal U DM-i tem um motor a gasolina, de 98 cavalos, que apenas alimenta as baterias de 18,5 kWh de capacidade. O depósito leva 60 litros de gasolina.

Infoentretenimento
O painel de instrumentos TFT tem 12,3” e o ecrã central tátil é de 15,6”, sendo rotativo. Dispõe de Head-up Display, que projeta informações no para-brisas.