Biden, Elon Musk, Trump atingido e a aspiração de Sebastião Bugalho
Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.
1
Foi uma semana de muita especulação, depois de Trump ter sido alvo de uma tentativa de assassinato. Há quem ache que foi encenado, quem ache que foi obra de Biden e quem ache que foi o Elvis a mando de extraterrestres de Melmac, o planeta do Alf.
2
Num país mais dividido do que nunca, o ambiente está crispado. De tal modo que Biden nem tem conseguido adormecer enquanto está a ver o Preço Certo.
3
Já Trump entrou em modo Chuck Norris e até anda a vender – por 299 dólares – sapatilhas com a imagem icónica após ataque. Faz sentido, com tanta gente ansiosa por lhe dar com os pés.
4
Quem podia comprar imensas sapatilhas é Elon Musk, que vai doar cerca de 41,3 milhões de euros por mês para a campanha de Trump. É muito inspirador ver quando bilionários malucos que se acham Deus se unem para fazer do mundo um lugar pior.
5
O vice de Trump vai ser JD Vance, um ex-crítico que se tornou famoso com o livro autobiográfico “Hillbilly Elegy”. Mas é improvável que Trump alguma vez tenha lido algo mais complexo do que “O Bolinha vai à praia”.
6
Começam na sexta-feira os Jogos Olímpicos, em Paris. Existirá uma nova modalidade olímpica, o breaking. Parece que é de breakdance, mas, tendo em conta o país anfitrião, achei mesmo que era uma prova de partir carros e pegar-lhes fogo em manifestações.
7
Recém-eleito pela AD para o Parlamento Europeu, Sebastião Bugalho disse numa entrevista: “Não posso assumir que não quero ser primeiro-ministro”. Como as duplas negativas se anulam, isto é só um modo sonso de dizer que quando vai a São Bento já leva uma fita métrica para ver onde meter os seus móveis do IKEA.
8
Vários países da União Europeia, como Portugal, andam a boicotar a presidência húngara da União, depois de Orbán ter ido ao beija-mão a Putin. É como se a gestão de condomínio tivesse calhado àquele vizinho que dá o código de entrada do prédio aos assaltantes seus amigos.
[Artigo publicado originalmente na edição do dia 21 de julho – número 1678 – da “Notícias Magazine”]