A extrema-direita, a detenção de José Castelo Branco e os candidatos famosos do PSD
Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.
1
Semana difícil, em que a extrema-direita marcou as notícias. Seja com ataques nojentos a imigrantes, seja acusando o presidente de traição à pátria, uma coisa é certa: a extrema-direita controla mais o que está sempre a dar na televisão do que a Cristina Ferreira ou o Moniz.
2
As “causas” de quem se pauta pelo desrespeito, racismo e violência ganham cada vez mais espaço. É um ódio enorme a quem “não é de cá”, a não ser que nos estejam a trazer um Big Mac e um sundae de caramelo num domingo de ressaca.
3
Processar um presidente da República por emitir uma opinião (neste caso, sobre reparações históricas) é o início do cair de uma máscara que estava muito mal posta desde o início. O Mundo está tão cheio de remakes de filmes antigos que só faltava mesmo fazer um comeback da PIDE.
4
José Castelo Branco foi detido por causa de acusações de violência doméstica por parte da mulher, Betty Grafstein. Bem pode gritar ao Ministério Público para “leave him alone” invocando “olha a parva, olha a pindérica”. Não há meme que o safe desta vez.
5
Castelo Branco sempre se orgulhou muito de maquilhar ele próprio a sua esposa. Agora percebe-se o porquê: assim tem logo oportunidade de meter base nas nódoas negras.
6
Jornalistas apressaram-se a encostar os seus microfones às grades da cela de Castelo Branco, fazendo perguntas fulcrais como “está animado?”. O clima de entretenimento era tal que achei mesmo que lhe iam perguntar se esperava ser nomeado esta semana.
7
O “Tal & Qual” garante que Manuel Luís Goucha é a aposta de Luís Montenegro para candidato à Câmara Municipal de Sintra, concelho onde reside há décadas. Faz sentido, já que para as europeias o líder do PSD escolheu o Sebastião Come Tudo.
8
Esta opção do PSD por querer pessoas famosas da televisão como candidatos ainda vai dar muita celeuma. Estou a contar com o Inspector Max para as presidenciais.
[Artigo publicado originalmente na edição do dia 12 de maio – número 1668 – da “Notícias Magazine”]