Zeroo Cups: embalagens para usar e voltar a usar

A ideia começou a desenhar-se há um ano, pela equipa da Zeroo Cups

Aliança “inteligente” entre loja Do Zero e The Loop Co tornou processo mais fácil, rápido e seguro. Para poupar o ambiente sem esforço, para ajudar na venda a granel.

Os Zeroo Cups acabam com as desculpas para não comprar a granel. A solução, que alia a reutilização das embalagens à tecnologia para rastrear o conteúdo e facilitar o processo, torna mais fácil, rápido e seguro introduzir esta prática ambientalmente mais sustentável no dia a dia.

“Todos acham que comprar a granel é uma boa ideia, mas se perguntarmos se é bom todas as semanas estarem a pesar, um a um, os produtos e terem de levar as embalagens, já não é tão fácil”, diz Ricardo Morgado, cofundador da The Loop Co, a tecnológica que estabeleceu uma aliança estratégica com a loja Do Zero para este projeto.

A ideia começou a desenhar-se há um ano e culminou no desenvolvimento de uma embalagem e sistema de dispensadores inteligentes. O dispensador “lê” a embalagem e coloca o produto, eliminando o passo da pesagem e etiquetagem. As informações ficam guardadas na embalagem, que é reutilizável. Assim, se mais tarde precisar, basta encostar o telemóvel para saber o que está no interior e qual o prazo de validade, entre outros dados úteis.

As embalagens são feitas de plástico tritan (permite lavagens a alta temperatura) e existem em vários tamanhos, para levar desde grão a especiarias. O valor ronda um euro e, se um dia já não precisar, é possível devolver a tara e reaver o valor. A ideia foi testada ainda em 2022 e valeu o primeiro lugar nos Novo Verde Packaging Enterprise Awards. No início deste ano foi instalado o primeiro conjunto de dispensadores automatizados na loja Do Zero, em Lisboa, e, no verão, vão avançar para uma grande superfície. Também estão abertos a acordos com lojas de venda online.

No futuro pretendem novas soluções, desenvolvendo sistemas para embalagens de takeaway, garrafas e sacos para compras. “Toda a gente percebe que a embalagem é, e continuará a ser nos próximos anos, um tema importante. O setor que mais plástico consome é o da embalagem”, sendo que muitas são para “uso único”, explica Ricardo Morgado. Para combater isso são precisas embalagens reutilizáveis e inteligentes. “O cliente deve conseguir interagir com a embalagem, como acontece com os Zeroo Cups. O sistema comunica com a embalagem via sensor e o cliente consegue também, através de um código.” E remata: “A camada de digitalização aumenta o valor da embalagem”.