Workshops para aprender ao ritmo do amor

Carla Magalhães ensina a criar tábuas de queijos e enchidos

A dois ou a solo, não faltam workshops para apurar talentos e sentidos. Um pouco por todo o país, há sugestões de forma a que não falte nada na hora H.

Em contagem decrescente para mais um Dia de São Valentim, são muitos os cursos de curta duração e intensivos que marcam a agenda à mercê dos mais apaixonados. Experiências para saber como surpreender o parceiro, ou até mesmo partilhar a dois, reforçando a cumplicidade.

Diz o ditado que “o homem conquista-se pelo estômago (e a mulher também)”, por isso a cerimonialista Carla Magalhães monta o cenário perfeito, a 11 de fevereiro, das 10 às 14 horas, na Quinta da Boeira, em Vila Nova de Gaia. Por 155 euros, os participantes vão aprender a criar tábuas de queijos e enchidos – que seguem, no final, para casa de cada um – com toque de chef e a decorar a mesa como um profissional. Inclui uma harmonização de vinhos como exemplo para impressionar posteriormente os respetivos companheiros, num serão preparado com detalhe, longe de multidões e de restaurantes lotados.

No dia seguinte, no Paço da Giela, em Arcos de Valdevez, a partir das 10.30 horas, é possível aprender a bordar os famosos lenços dos namorados. Sob orientação de Edite Teixeira, os participantes conceberão o desenho ou quadra e treinarão os diferentes pontos tradicionais portugueses numa iniciativa gratuita, mas dependendo de inscrição prévia (tel. 258 520 529). O tempo é curto para grandes textos, mas dá sempre para escrever, com agulha e linha, uma frase para se declarar.

Ainda no Minho, mas em Vila Verde, “Fevereiro – Mês do Romance” reúne atividades até dia 28, num “casamento perfeito entre tradição e modernidade”. Além dos bordados e da tradicional gala, no dia 11, das 15 às 17 horas, o chocolate dá mote a mais uma oficina sob o signo do Cupido, na Chocolataria Artesanal Chocolate com Pimenta (tel. 253 312 017). O chocolate molda-se com amor, três dias depois do lançamento do novo sabor de bombom que celebra o São Valentim, à base de maracujá e caramelo.

Na véspera do Dia dos Namorados, na A.M.D.C. Charneca, na Venda do Pinheiro, em Mafra, por oito euros, o workshop “Lady Style Kizomba” promete despertar a sensualidade feminina. Realiza-se às 20 horas, com inscrição antecipada (tel. 961 902 162), a tempo de dançar para a cara-metade.

Numa data à escolha, que pode até ser 14 de fevereiro, o workshop de “Fotografia à Escolha no Exterior”, em Aveiro ou Coimbra, disponível no site Odisseias, promete unir os casais ao longo de quatro horas de descoberta e aprendizagem de técnicas e truques com a máquina fotografia em punho. Uma ideia para presentear o outro e alimentar uma paixão comum. Custa 50 euros por pessoa, com direito a retratos no momento e dotes para melhores registos a dois no futuro.