Vitaminas sim, mas com cautela

Os produtos LAB eram provenientes de um laboratório criado para a manipulação e produção de fármacos na Farmácia Barreto, em Lisboa

A rubrica "Máquina do Tempo" desta semana destaca a importância do acompanhamento médico no uso de suplementos vitamínicos.

O cálcio é o principal mineral na composição dos ossos e dentes, mas sozinho não consegue desempenhar todo o seu potencial. Cabe à vitamina D aumentar a absorção do cálcio pelo organismo. Por isso, andam juntos desde sempre. No caso, mostramos uma publicidade inserida na revista dos estudantes de Medicina do Porto (N.º 3, maio-junho de 1935).

Os produtos LAB eram provenientes de um laboratório criado para a manipulação e produção de fármacos na Farmácia Barreto, em Lisboa. O Tono Cálcio vitaminado, em gotas ou injeções, estava indicado em maleitas como raquitismo, hemorragias, tuberculose, furunculose e dermatoses. Naquele tempo, como hoje, os suplementos atraíam os que se sentiam mais em baixo. Principalmente no inverno. E os portugueses são grandes adeptos de automedicação. Mas convém lembrar que o critério para uso de suplementos vitamínicos é transversal no tempo: exige avaliação e acompanhamento médico.