Toyota Prius: veio para ficar. E ficou mesmo

A versão ensaiada custa 49.690 euros

Ao fim de 25 anos nasceu um belo cisne. O Prius passou de um carro “banal” para um automóvel que faz virar cabeças no trânsito. E com consumos ajustados.

Tirando um ou outro desportivo, poucos são os Toyota com o apelo estético do novo Prius. Sim, o patinho feio da marca japonesa tornou-se num belo cisne com formato coupé. E sem beliscar a racionalidade do modelo, que só está disponível em versão híbrida plug-in.

É mais potente (223 cavalos), mas continua contido nos consumos e anuncia uma autonomia elétrica de 72 quilómetros (jante 19”), um recorde no segmento. E sem artifícios de marketing, pois nós atingimos os 70…

É espaçoso, embora o formato da carroçaria imponha algum cuidado no acesso ao banco traseiro, mas peca por uma bagageira pequena. Registem-se algumas notas dissonantes no habitáculo, como as bolsas diminutas nas portas e um painel de instrumentos pequeno. Mas somos gratificados com uma boa dinâmica, acelerações muito interessantes e um consumo que, no nosso teste (com pouca auto-estrada), se ficou pelos 4,8 l/100km.

A versão ensaiada custa 49.690 euros e é muito bem equipada, contando, por exemplo, com um teto solar que carrega até oito quilómetros por dia.

  • Dimensões
    Tem 4,59 metros de comprimento, 1,78 de largura e uma altura de 1,42 metros. A bagageira leva somente 284 litros.
  • Versões
    O Prius está disponivel em apenas três versões: Executive (41.990 euros), Luxury (44.190 euros) e Premium (modelo ensaiado).
  • Segurança
    A Toyota dotou o modelo de Sistema de Pré-Colisão, reconhecimento de sinais de trânsito e travagem de emergência, entre outros dispositivos.