Publicidade Continue a leitura a seguir

Toyota Aygo x: citadino com ar de aventureiro

Rebatizado de Aygo X (leia-se cross ou cruz) o novo modelo da marca japonesa tem linhas modernas e cores apelativas

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Toyota continua a apostar no segmento dos citadinos. E em boa hora transformou o Aygo num pequeno crossover, com ar de aventureiro. Uma boa combinação para a selva das nossas cidades.

O novo modelo da Toyota está disponível apenas com um motor tricilíndrico de 1.0 litro, com 72 cavalos, caixa de velocidade manual ou de variação contínua e cinco versões, incluindo duas com teto de abrir em lona.

As linhas exteriores são irreverentes e a elevada altura ao solo, as proteções de roda quadradas em plástico negro e jantes que podem ser de 18 polegadas, dão-lhe um ar de todo-o-terreno, muito na moda. O bem conseguido desenho exterior prolongou-se até ao interior, onde se destaca, ao centro, uma elipse que incorpora o monitor e um bom jogo de cores. Apesar do aumento de dimensões, os lugares traseiros são algo acanhados e de acesso difícil.

Corretamente equipado, o Aygo X tem no motor o seu calcanhar de Aquiles. Os 14,9 segundos dos 0 aos 100 km/h dão uma ideia da falta de vigor deste três cilindros. Em contrapartida, é fácil rolar, em cidade, com consumos inferiores aos 6 l/100 km. E é em circuito urbano que sobressai a grande agilidade deste pequeno SUV. Nota menos para a visibilidade traseira.

Os preços arrancam nos 17 640 euros e a garantia é de sete anos ou 160 mil quilómetros.