O "Consultório de jardinagem" desta semana, por Sofia Manuel.
Agora que a primavera chegou queria começar a fertilizar as minhas plantinhas. Como escolher o melhor fertilizante?
Diana Ribeiro, pergunta recebida por email
Há tantas opções no mercado que nem sabemos bem para onde nos virar. Prometo-lhe que no final deste artigo vai saber exatamente como se manobrar no mundo dos nutrientes.
Todos os fertilizantes têm três números em destaque na frente ou na parte de trás da embalagem, normalmente seguidos pelo acrónimo NPK. Estas letrinhas são os elementos da tabela periódica; N (azoto), P (fósforo) e K (potássio). Ou seja, estes três números correspondem à percentagem de cada elemento na composição do fertilizante. Todos os fertilizantes são uma combinação destes valores em diferentes quantidades. E ninguém nos ensina isto na escola, hein?!?
De certeza que já viu à venda “Adubo para plantas verdes”. Estranho não é? Será que se eu tiver plantas noutras tonalidades já não o poderei usar? Claro que sim! Vamos perceber este enigma: O azoto é o elemento base para a formação da molécula de clorofila. A clorofila é responsável pelo processo de fotossíntese. E o que dá a cor verde às plantas? Exatamente, a clorofila. Um adubo classificado como “para plantas verdes” pode ser utilizado em qualquer planta, apenas quer dizer que o elemento predominante nesse adubo será o azoto.
Num adubo classificado como “para plantas de flor e frutos” vai verificar que o P, fósforo, apresenta uma maior concentração, já que este é o elemento mais importante na floração e frutificação. Muito cuidado que há muitos fertilizantes com 0% de fósforo. Fuja desses! Com ou sem flores, todas as plantas precisam de fósforo.
O potássio atua na síntese de açúcares e proteínas, essencial para o processo de fotossíntese
Escolha sempre adubos com micronutrientes na sua composição. Estes são essenciais para plantas saudáveis e, infelizmente, não fazem parte da composição de grande parte dos fertilizantes disponíveis no mercado. Basta ler o rótulo e procurar por elementos como: boro, cobre, ferro, manganês…
Agora sim, estão prontos a enfrentar as infindáveis prateleiras da secção de jardim nos supermercados.
Até ao próximo consultório!
*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças pessoais e Sustentabilidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].