Rui Duarte: ver baleias pelo Mundo como modo de vida

Rui Duarte é guia turístico e fotógrafo

Rui Duarte começou na observação de golfinhos, mas "faltava-lhe algo". Quando viu os cetáceos da Islândia ficou apaixonado por eles, pelo local e pela profissão. Agora, só quer correr mares e oceanos.

Apesar de atualmente chamar casa a Húsavík, na Islândia, é a partir do México que Rui Duarte fala com a “Notícias Magazine”. Decidiu mudar de ares durante a temporada de inverno e, até abril, estará no Cabo São Lucas, na Cidade do México. É a primeira vez que trabalha no Oceano Pacífico. Antes passou por Tenerife (Espanha) e pela Noruega.

Ainda que o emprego atual (guia de observação de baleias) seja relativamente recente, Rui Duarte, natural de Barcelos, coloca o início da aventura no curso superior: Biologia e Geologia. A partir daí, a aventura foi-se adensando. Dois anos depois, conseguiu um trabalho como observador da pesca de atum nos Açores, no qual tinha como função fiscalizar. Adorou a experiência a bordo, mas não foram os pequenos peixes que o cativaram. Foram os golfinhos e as baleias.

Decidido a fazer da observação desses animais a sua vida, no ano seguinte esteve como guia em Sagres, mas só de golfinhos. A oportunidade dos imponentes animais com que hoje trabalha surgiu em 2020, na Islândia, e, desde aí, nunca mais largou a função. Em Húsavík, a temporada de observação de baleias ocorre no verão, de abril a novembro. Nos restantes meses vai viajando pelo Globo, sempre com a mesma função.

O guia e fotógrafo de 28 anos não gosta de reduzir o seu trabalho ao turismo. Faz muito mais do que isso. “O meu objetivo a bordo é sempre alertar as pessoas para a importância da conservação, não só destas espécies, mas do Planeta.” Outra forma que Rui arranjou para esse lado didático foi a fotografia. Já registou baleias um pouco por todo o lado e é disso que espera fazer vida. “Talvez um dia consiga viver apenas do dinheiro que estas imagens impressionantes dão, mas o mérito é todo das baleias.”

Rui Duarte
Localização: Húsavík, Islândia 66° 02′ 29” N 17° 20′ 18” O (GMT)
Cargo: guia turístico e fotógrafo
Idade: 28 anos