Rows. Automatizar tarefas de forma rápida e avançada

Humberto Ayres Pereira é um dos fundadores da startup Rows

Startup portuguesa utiliza um dos modelos mais inovadores de Inteligência Artificial do Mundo. Criou uma poderosa ferramenta que simplifica operações do dia a dia sem instalações ou complicações.

É uma solução inovadora que permite realizar milhares de tarefas. Operações como filtrar, resumir, traduzir e gerar textos. Trabalhar com palavras, imagens, números ao mesmo tempo. Receber respostas a perguntas específicas. Classificar opiniões e avaliações. E ainda tratar da importação de dados externos. A Rows, startup, com escritórios no Porto e em Berlim, utiliza um dos modelos mais avançados de Inteligência Artificial do Mundo, a OpenAI, que está por detrás do recente e tão falado ChatGPT. É a primeira spreadsheet a lançar integração com OpenAI. Muita tecnologia para um futuro mais brilhante. E mais simples.

Não é preciso saber programar, nem conhecimentos técnicos. Trata-se de uma ferramenta pensada ao milímetro e uma simples função para que este upgrade seja usado para fins pessoais ou profissionais, em qualquer lado. Há horizontes que se abrem em várias perspetivas e há novas funcionalidades que serão lançadas até ao fim de abril. É possível automatizar uma série de operações sem quaisquer scripts, instalações ou complementos. A linguagem da programação, técnica como tem de ser, ajuda a explicar as suas virtudes. As utilidades da integração com os modelos GPT-3 da OpenAI são praticamente infinitas, juntam-se as funcionalidades avançadas da própria spreadsheet da startup portuguesa, e os utilizadores têm acesso a templates pré-definidos, um guia com sugestões, dicas, exemplos práticos, e ainda um tutorial em vídeo.

Parece complicado, não é assim tão complexo. No fundo, trabalha-se em cima de tabelas e gráficos, com algoritmos, em várias línguas, para construir uma história com dados e relatórios. Humberto Ayres Pereira, CEO e fundador da Rows, engenheiro eletrotécnico de computadores, refere que a nova geração de modelos de Inteligência Artificial começa a ter aplicações na economia e impacto na vida de todos os dias. E tudo isto está em constante evolução, é bom hoje, será ainda melhor daqui a umas semanas ou poucos meses. Uma ferramenta rápida e barata. “É uma solução bastante impactante na maneira não só como as pessoas fazem o seu trabalho, mas também como se constroem empresas”, revela. O número de utilizadores não pára de aumentar. “Isto está mesmo a acontecer, tem um impacto real”, diz quase sem fôlego.

A Rows tem história e tem trabalho. Fundada em 2016, pelo português Humberto Ayres Pereira e pelo alemão Torben Schulz, trabalha atualmente com uma equipa de 40 profissionais no Porto e em Berlim. A concorrência é de peso. A startup posiciona-se como concorrente de gigantes como o Excel e o Google Sheets, ao apresentar uma solução de spreadsheets com funcionalidades avançadas, automatização, várias possibilidades de integração nativas, formas de trabalho colaborativas e opção de partilha das folhas de cálculo como websites interativos que podem ser utilizados em qualquer dispositivo. O futuro pode ser simples.