A maçã também pode ser utilizada em receitas “salgadas”. Como entrada ou acompanhamento. Haverá alguma fruta mais versátil do que esta?
Dicas práticas
No momento de escolher, prefira as mais duras e pesadas. A casca não deve apresentar manchas. A melhor forma de a consumir é ao natural, mas pode ser cozinhada. A maçã deve ser cozida na sua própria água, de forma a perder menos nutrientes. Para isso, basta cortar em pedaços, colocar numa panela, salpicar com água e manter em lume brando. Claro que podemos adicionar aromas, como pau de canela, hortelã, cardamomo, etc.
Salada quente de maçã
Ingredientes
- 1 maçã (escolhi uma variedade mais ácida e firme)
- 1/3 couve coração
- 1/2 cenoura
- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de azeite 1 colher de sobremesa de sumo de limão (ou vinagre)
- 1 colher de chá de sementes a gosto (para servir)
- Comecei por lavar bem a maçã e os legumes. Cortei a couve em juliana fina, ralei a cenoura e cortei a maçã a gosto (que envolvi de imediato em sumo de limão para não oxidar).
- Num tacho coloquei o azeite e a cebola cortada em meias luas. Assim que a cebola ficou translúcida adicionei o alho picado, a couve e a cenoura.
- Passados breves minutos envolvi a maçã e deixei cozinhar até ficar a gosto (eu prefiro os legumes mais crocantes, por isso só cozinharam cerca de dez minutos).
- Servi quente polvilhado com sementes.