Ramos de flores secas: um clássico eternizado

Como qualquer reinvenção de um clássico, é cada vez mais comum encontrar opções de flores conservadas

Flores conservadas, secas, de papel, em madeira, são algumas das soluções aos efémeros ramos, reinventando uma prenda que nunca passa de moda no Dia dos Namorados.

O Dia de São Valentim aproxima-se e, quer seja uma prenda de última hora ou o cumprimento de uma tradição, as flores são, para tantos e tantas, a prenda que surge em primeiro lugar no pensamento. Mas há também o drama do tempo. Oferece-se uma rosa, uma túlipa ou uma orquídea em perfeito estado, frescas e coloridas, mas rapidamente essa beleza desvanece. Em meia dúzia de dias perdem cor, murcham e caem as pétalas. Mas há uma solução para quem não quer fugir da típica oferta: as opções eternas.

Como qualquer reinvenção de um clássico, é cada vez mais comum (e uma verdadeira tendência) encontrar opções de flores conservadas. São normalmente rosas, que até podem ser pintadas de cores variadas, por vezes dentro de campânulas ou caixas de vidro que, através de um tratamento próprio, estão protegidas do tempo e durarão para sempre.

Na moda têm estado também as flores secas – conhecidas como flores desidratadas. Estas têm um processo semelhante ao das flores conservadas, mas estão normalmente associadas a plantas como a lavanda ou as espigas e até os próprios ramos ou folhas. Normalmente apresentadas com tons neutros, são a prenda ideal para associar à beleza e serenidade do amor – contrastando, de certa forma, com a clássica rosa vermelha associada à paixão intensa.

Para quem prefere optar por algo verdadeiramente resistente ao tempo (as flores secas ou conservadas têm uma duração de cerca de dois a cinco anos), há cada vez mais artistas a venderem ramos feitos em papel ou madeira. Algumas opções são preparadas com tal pormenor que nem vai notar a diferença para uma flor desidratada.

Todas as soluções referidas, além de serem prendas clássicas, podem funcionar posteriormente como peças decorativas para a casa. E não esquecer: nenhuma destas flores pode ser colocada na água ou em locais de sol direto e calor, correndo o risco de arruinar a prenda.

Flores no Cais | Rosa preservada | 49 euros
Your Surprise | Flores secas em placa | 26,95 euros
SKLUM | Flores secas | 22,95 euros
Studio About | Flores de papel | 93,83 euros