Quem nos livra desta seca

Segundo a SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, Portugal não tem um défice hídrico, mas um problema de distribuição

Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, reconheceu estado calamitoso em que se encontra uma parte do território e acionou medidas europeias de apoio aos agricultores. Situação agravou-se no final de abril.

40%
A percentagem do território nacional que se encontra em seca severa e extrema (40 municípios em seca severa e 27 em seca extrema), como se reconhece num despacho assinado pela tutela. A zona sul do país é a mais afetada.

As conclusões do IPMA
O despacho foi assinado depois de o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atestar que, nos últimos dois meses, “não houve chuva” e que, só durante o mês de abril, foram registadas três ondas de calor, com “temperaturas médias e máximas bem acima do normal”.

“Abate de animais para evitar o encerramento das explorações poderá tornar-se inevitável”
Luís Mira
Secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), num comunicado em que acusou o Governo de ainda não estar a tomar medidas

180 milhões de euros
O valor do pacote de medidas excecionais que a Comissão Europeia deverá disponibilizar em breve para apoiar o setor agrícola.

Problema é a distribuição de água
Segundo a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, Portugal não tem um défice hídrico, mas um problema de distribuição. Ou seja: no sul existem “bons solos, parcelas agrícolas maiores, mas não existe água”; a norte, os terrenos são “menos aptos para a produção agrícola, com parcelas mais pequenas e água em abundância”. A associação apela à conclusão dos planos de eficiência, ao aumento das reservas e à possibilidade de transferência de água de norte para sul.