Putin, o Grupo Wagner e o deputado do Chega que agrediu um árbitro
Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.
1
António Costa diz que não está disponível para vir a ocupar qualquer cargo na União Europeia, depois das eleições de junho de 2024, justificando: “Eu sou o garante da estabilidade”. A questão é que o último ano e tal deu a entender que Costa é tão garante de estabilidade como umas braçadeiras da Patrulha Pata para nadar em alto-mar.
2
Na Rússia, o clima continua tenso, com Putin a falar numa “tentativa de criar confusão dentro do país” depois do embate com os mercenários do Grupo Wagner. Um desenlace triste para os liberais de todo o Mundo, já que foi a falência de uma parceria público-privada tão linda.
3
A nuvem de partículas de fumo dos incêndios do Canadá esteve vários dias em Portugal, levando a um escurecimento do céu. Entretanto, já saiu para outras paragens, mas ainda fez mossa. Estes nómadas digitais vindos das Américas são todos iguais.
4
E por falar em nómadas digitais: Pieter Levels, fundador do site Nomadlist, ditou o fim do amor destes estrangeiros por Lisboa. Declarou polemicamente que a cidade é cara, suja, tem infraestruturas de má qualidade e a sua gastronomia fica muito aquém das expectativas. Os portugueses levaram muito a peito: badalhocos e incompetentes tudo bem, agora dizer mal dos nossos bitoques e do nosso bacalhau com natas?!
5
Taylor Swift vem finalmente atuar a Portugal em maio de 2024, no Estádio da Luz. Mas vai ser mais impossível arranjar bilhetes do que foi tentar que o Enzo Fernández ficasse no Benfica depois do Mundial.
6
Carlos Moedas gravou um TikTok com Dolores Aveiro, rematando com a legenda “a dupla que vocês respeitam”. Mas um deles é uma figura acarinhada que faz parte da esfera de influência da sociedade portuguesa e o outro é o Carlos Moedas.
7
O deputado do Chega Pedro Pinto foi visto a agredir um árbitro de futebol de 18 anos num torneio infantil dos escalões de sub-11 e sub-13 em que participava a equipa do seu filho. Tem sido criticado, mas acho mal. Ele estava só a dar uma oportunidade aos mais novos de terem uma experiência em tudo semelhante à dos adultos profissionais.
8
Uma alga originária da Ásia está a invadir as costas do barlavento algarvio, havendo praias em que a sua acumulação originou uma barreira de 1,20 metros de altura. Mas, tendo em conta que os preços dos produtos agrícolas aumentaram 33% em Portugal no último ano, se calhar é pegar e fazer peixinhos da horta.
[Artigo publicado originalmente na edição do dia 2 de julho – número 1623 – da “Notícias Magazine”]