Surgiu para promover e dar visibilidade ao tecido artístico em Portugal. Teve o apoio da Direção-Geral das Artes e já soma prémios.
Se anda perdido na oferta de arte contemporânea em Portugal e quer ficar a par dos principais eventos e artistas, esta solução é para si. A aplicação para telemóvel (app) Portugal Contemporary Art Guide funciona como mapa, guia e agenda, orientando tanto profissionais da área como amantes das artes, professores, turistas e qualquer pessoa que tenha interesse em atividades culturais. Pode ser descarregada gratuitamente.
A app foi criada pela Contemporânea, uma editora especializada em arte contemporânea, teve direção de arte de José Soveral e foi materializada pela empresa de soluções digitais EAE – East Atlantic Engineering. A Direção-Geral das Artes, no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, assim como a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, apoiaram o projeto.
A Portugal Contemporary Art Guide “nasce, acima de tudo, para colmatar a lacuna existente em termos de agenda da oferta de arte contemporânea em Portugal, podendo assim contribuir para a merecida promoção e visibilidade do tecido artístico português”, explica Celina Brás, diretora da Contemporânea, adiantando que a app “funciona como mapa, guia e agenda em simultâneo”. Tem espaço dedicado às coleções e também o perfil de cada equipamento.
De acordo com Celina Brás, esta aplicação constituiu-se “como uma base de dados interativa do universo da arte contemporânea e um instrumento de captação de novos públicos, contribuindo para a promoção e divulgação, a nível nacional e internacional”.
Desde o seu lançamento, em novembro do ano passado, já foram feitos mais de 4300 downloads. Em arquivo estão 774 exposições, 845 artistas, 20 coleções, 51 cidades e 248 equipamentos.
A Portugal Contemporary Art Guide tem ganho diversas distinções. Arrecadou o galardão de ouro nos Prémios Lusófonos da Criatividade, na categoria Mobile. Foi também premiada com bronze na 25.ª edição do Festival do Clube da Criatividade de Portugal e recebeu uma menção honrosa (app do ano) da publicação “Meios & Publicidade” nos Design Awards.
Prevê-se que o backoffice da app possa vir a ser aproveitado para formar um arquivo digital, de livre acesso, que disponibilize informação pormenorizada sobre a produção artística contemporânea, no domínio das artes plásticas, a nível nacional.