Portugal a suspirar pelos preços dos bens essenciais praticados em Espanha

“Jornal de Notícias” comparou custos dos bens essenciais em Portugal e Espanha e concluiu que, apesar de recebermos menos, pagamos mais. Em termos de taxa de esforço, superamos até a França e a Alemanha.

Cabaz três euros mais caro
O JN confrontou os preços praticados em Portugal e em Espanha, em relação a 13 produtos essenciais, e concluiu que o “nosso” cabaz é três euros mais caro do que o do vizinho. Se a comparação tiver em conta o salário mínimo de cada país, superamos até os franceses (quase o dobro do esforço) e os alemães.

20,6%
O aumento dos preços da alimentação e bebidas não alcoólicas registado em Portugal, em janeiro deste ano, face a igual período do ano passado.

“Em alguns produtos verificam-se já margens brutas acima de 50% e é por isso que estamos a fiscalizar e com mais intensidade”
Nuno Fazenda
Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços

Governo visa margens de lucro
Explicações? O Executivo aponta o dedo à especulação e às margens de lucro dos supermercados portugueses, lembrando que, numa ação de fiscalização da ASAE que decorreu na primeira semana de março, foram detetadas “margens brutas acima dos 50%”.

Supermercados respondem com o IVA
Do lado das cadeias de supermercados, nega-se que a explicação passe pelo aumento das margens, realçando-se antes o incremento dos custos de produção. Fonte oficial do Continente destaca, por exemplo, a questão do IVA – Espanha eliminou o IVA dos produtos essenciais, Portugal não – e os apoios estatais concedidos noutros países para fazer face ao aumento do custo da energia.