Em boa hora a Porsche declinou o Panamera em versão shooting brake, batizando-a de “Sport Turismo”. Ganhou-se em elegância, mantendo toda a desportividade da marca.
Tentando criar um nicho dentro de um nicho, a Porsche conseguiu, com a Sport Turismo (também disponível na gama Taycan), um equilíbrio de linhas incomum na indústria automóvel. A Sport Turismo vai “envelhecer” bem e fazer virar cabeças à sua passagem. O interior vive de linhas retas e muita, mas muita qualidade, seja dos materiais ou da montagem. A 4 E-Hybrid Sport Turismo Platinum Edition que ensaiámos – motor de seis cilindros 2.9, a gasolina, e um motor elétrico – tinha uma potência combinada de 462 cavalos e permitiu-nos, por se tratar de um híbrido plug-in, fazer 44 quilómetros em modo elétrico. Mesmo com a bateria descarregada, fomos surpreendidos com médias de 7 l/100 km em autoestrada. Quando, no pequeno botão junto ao volante, acionámos o modo “diversão” (perdão, Sport ou Sport Plus), retivemos um comportamento irrepreensível e uma agilidade insuspeita, num carro que ultrapassa os cinco metros e os 2300 quilos. Mas a Sport Turismo sente-se mais à vontade nas grandes tiradas, onde a cuidada insonorização permite viajar no mais completo silêncio. Os preços começam nos 129 570 euros.
- Números
Não sendo a mais potente da gama, esta Panamera acelera dos 0 aos 100 km/hora em 4,4 segundos. Com um som viciante - Equipamento
Com quase 12 mil euros de extras, pouco parece faltar à shooting brake. Mas a lista de opcionais tem muito mais para escolher. - Dimensões
O comprimento é de 5,04 metros, a largura atinge os 2,16 m, para uma altura de 1,42 m. A distância entre eixos chega aos 2,95 m.