O "Consultório de Finanças Pessoais" desta semana, por Carina Meireles.
Para investirmos com risco o que devemos ter em consideração?
Sérgio Arantes, pergunta recebida por email
Investir em produtos financeiros com risco é sempre uma preocupação e, ao mesmo tempo, motivo de desconfiança para muitos portugueses que são conservadores e preferem jogar pelo seguro.
Antes de investirmos existe informação importante a ter em consideração para nos ajudar a tomar as melhores decisões:
Sabermos o nosso perfil de investidor. Este é sem dúvida o primeiro ponto a ter em conta sempre que se investe em produtos que representem risco, através dos bancos ou corretoras, de forma a adequar o investimento ao seu perfil e de acordo com as expectativas. Uma ponderação importante para quem quer investir bem.
O passo seguinte está relacionado com o valor e o prazo que pretende investir. De realçar que se quer potenciar o seu investimento, o risco deve fazer parte da sua carteira, bem como a diversificação para poder otimizar ganhos futuros.
Definir objetivos deve ser outro ponto importante a ter em conta porque os objetivos para investimentos estão relacionados com tudo o que foi referido anteriormente. Como por exemplo, quanto está disposto a investir, de acordo com as suas possibilidades, para garantir uma reforma mais desafogada? De quanto tempo vai precisar? Se juntar a pensar na reforma é um dos objetivos, então deve começar já.
E não se esqueça que, se ainda não sabe como começar a investir, pode sempre ter o acompanhamento de especialistas em investimentos financeiros, como é o caso da banca, para que ajudem a tomar a decisão mais ajustada às suas necessidades e de acordo com o perfil de investidor traçado.
*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças pessoais e Sustentabilidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].