Pontos a ponderar antes de contrair um crédito

O "Consultório de Finanças Pessoais" desta semana, por Carina Meireles.

Será esta uma boa altura para pedir crédito pessoal?
Mariana Barros, pergunta recebida por email

Cada vez mais é necessário pensar primeiro antes de fazer um crédito. Hoje, o crédito pessoal pode ser um recurso útil, mas deve ser bem ponderado e a sua finalidade deve ser realmente necessária, mais ainda com a subida das taxas de juro. Assim, antes de contrair um crédito pessoal, deve fazer uma análise:

Qual o motivo para pedir o crédito: é uma necessidade real e prioritária? Pode esperar? Pode optar por poupar o dinheiro que ia gastar na mensalidade e investir mais tarde?

Faça contas! Daqui a quanto tempo vai liquidar a totalidade do valor? Tem liquidez mensal ou terá de apertar muito o cinto? Há despesas atuais que possa eliminar para que lhe seja mais simples pagar a prestação?

Faça mais do que uma simulação. Não opte imediatamente por um banco ou financeira, analise outras opções!

Conheça bem as condições do crédito. Leia bem o contrato e certifique-se que todas as taxas e comissões vão ao encontro do que foi acordado.

As decisões bem informadas são sempre as mais acertadas. Para que a escolha seja feita com ponderação, deve ter sempre como base que deve juntar primeiro para depois gastar e só em último caso é que deve recorrer a uma solução de crédito.

Existindo mesmo esta necessidade, procure pedir o mínimo possível e não decida na primeira simulação, analise e veja mais do que uma opção no mercado, além do seu banco.

A primeira coisa a fazer é, olhar para as suas finanças pessoais e perceber se dispõe de capacidade financeira para pagar mensalmente mais uma responsabilidade .

Sabe quanto vai pagar verdadeiramente face ao valor que vai pedir? Esta pergunta é fundamental, porque precisa de um valor, mas acaba por pagar sempre mais, pense se não pode ser adiado até que consiga juntar para esse objetivo.

Desta forma, vai fazer toda a diferença, porque vai passar a ter consciência do que representa no seu orçamento essa despesa. Sabe quantos dias tem que trabalhar face ao ordenado que ganha para pagar o valor que vai pedir ao banco ou financeira? Todas as contas contam.

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças pessoais e Sustentabilidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].