Ponderar bem antes de pedir um crédito

(Foto: Pexels)

O "Consultório de Finanças Pessoais" desta semana, por Carina Meireles.

Tenho um projeto que gostaria de colocar em prática, mas não tenho dinheiro. Devo pedir um crédito pessoal para o realizar?
Joana Braga, pergunta recebida por email

Colocar uma ideia em prática requer investimento inicial, pelo que é importante ter uma reserva sempre que possível que lhe permita dar seguimento ao mesmo, mas, antes de tudo, já tem um plano de negócio? Então, é a primeira coisa a fazer para estruturar corretamente a sua ideia e saber exatamente como fazer e por onde seguir, nomeadamente no que toca ao investimento.

Para ajudar, deixo aqui algumas dicas:

– Analise o motivo por que vai pedir o crédito: é uma necessidade real e urgente? Pode esperar? Não pode optar por poupar o dinheiro que ia gastar na mensalidade e investir mais tarde?

– Faça contas. Em quanto tempo vai liquidar a totalidade do valor? Tem liquidez mensal suficiente ou terá de apertar muito o cinto? Já calculou a sua taxa de esforço? Há despesas atuais que possa eliminar para que lhe seja mais simples pagar a prestação?

– Faça simulações em diferentes bancos caso opte por recorrer a crédito. Não opte imediatamente por um banco, sem analisar outras opções. Faça diferentes simulações e analise todos os valores ao detalhe. Grande parte das vezes, o banco com quem trabalhamos há anos pode não nos apresentar as melhores condições.

– Conheça bem todas as condições do crédito. Leia bem o contrato e certifique-se de que todas as taxas e comissões vão ao encontro do que foi combinado. Não decida nada sem pensar bem e tirar todas as dúvidas. Nunca se esqueça que as decisões informadas são sempre as mais acertadas.

E não desista é só uma questão de tempo até conseguir!

Carina Meireles, especialista em finanças pessoais e empresariais

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde, Finanças pessoais e Sustentabilidade. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].