Estudo divulgado pela Universidade de Ohio, nos EUA concluiu que os princípios da aprendizagem que orientam os pombos são semelhantes aos aplicados pelas máquinas de IA.
Os pombos, geralmente considerados pragas urbanas, não costumam ser conhecidos pela sua inteligência. No entanto, uma recente pesquisa apresenta evidências surpreendentes de que essas aves são capazes de resolver problemas de maneira comparável à inteligência artificial (IA).
O estudo foi divulgado pela Universidade de Ohio, nos EUA, após ser publicado na revista “iScience”. Nesse trabalho, um investigador de Ohio, em colaboração com um colega da Universidade de Iowa, examinou as habilidades cognitivas de 24 pombos-comuns (Columba livia), machos e fêmeas adultos.
Em contraste com os seres humanos, as aves não tentam criar regras específicas para resolver problemas. Em vez disso, utilizam um método baseado em tentativa e erro. Assim perceberam que os princípios da aprendizagem que orientam os pombos são semelhantes aos aplicados pelas máquinas de IA.