Planear 2023 para evitar surpresas desagradáveis

(Foto: Pexels)

O "Consultório de Finanças Pessoais" desta semana, por Carina Meireles.

Como é que me devo preparar financeiramente para o novo ano?
Joana Vidal, pergunta recebida por email

É cada vez mais importante pensarmos e definirmos objetivos financeiros para que, em 2023, tenhamos as nossas finanças o mais organizadas possível. Já tem o controlo dos seus gastos e sabe exatamente onde gasta todo o seu dinheiro? Se não, está na altura de começar, porque vai ser um ano exigente. Este é sem dúvida o primeiro passo para que consiga atingir os objetivos que definir a curto, médio e longo prazo.

A forma como lidamos com o dinheiro é que vai ditar como o gastamos e determinar se sobrará algum valor ao final do mês, porque a gestão passou a ser mais apertada com o aumento dos preços. E a forma como preparamos o novo ano vai exigir muito de nós, o nível pessoal e familiar.

E para ajudar a se preparar financeiramente aqui ficam algumas dicas:

1 – Orçamento bem criado

Um orçamento bem criado, estruturado por categorias de despesas, com o devido acompanhamento, vai ajudar e muito a saber exatamente onde gasta o seu dinheiro, onde pode reduzir custos ou mesmo eliminar despesas e começar a criar um poupança programada.

2 – Crie um planeamento para cada mês do ano

Planear, planear! Quanto mais bem planeada for a sua vida financeira ao longo do ano, mais facilmente estará prevenido/a para imprevistos.

3 – Tenha sempre uma reserva de emergência

Se ainda não tem, está na altura de começar a pensar em criar uma poupança programada neste início do ano e pode começar com 5% do rendimento do agregado familiar. Para evitar uma visita ao seu banco.

4 – Analise todas as despesas que tem com o seu banco

As despesas com os bancos representam uma fatia considerável de custos no nosso orçamento que podem e devem ser analisados no início do ano. Porquê? Porque os bancos enviam em janeiro um extrato de todas as despesas pagas no último ano, que podem receber por carta, no homebanking, ou por email. Por isso esta é uma boa altura para analisar o que gastou e definir estratégias de como pode poupar em 2023.

Não se esqueça: temos de ser nós a dar o passo e mudar, planear, negociar, controlar, acompanhar e passar à ação. Quando mais cedo se preparar financeiramente com uma boa gestão financeira, mais rapidamente consegue ter o controlo das suas finanças.

Bom ano!

Carina Meireles, especialista em finanças pessoais e empresariais

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde e Finanças pessoais. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].