Peugeot 308 SW. Espelho meu, há carrinha mais bela do que eu?

Com três motorizações, incluindo uma híbrida plug-in e uma Diesel, as virtudes da 308 não se esgotam num design bem conseguido

Fiel à sua história, a Peugeot não abandona este formato, apesar da moda dos SUV. E em boa hora, pois a nova 308 é uma das mais bonitas SW do mercado.

Consciente de que ainda há clientes que preferem o formato break (carrinha), a Peugeot excedeu-se e, com tudo o que isso tem de subjetivo, esta é uma bela carrinha, tanto exterior como interiormente.

Não aplaudimos todas as escolhas da marca, continuamos a não gostar do pequeno volante, que torna muito difícil encontrar uma boa posição de condução, e o grafismo do i-cockpit já merecia uma refrescadela. Já é menos minimalista, com teclas de atalho bem-vindas, e tem um sistema de infoentretenimento muito reativo.

A qualidade dos materiais continua em alta, assim como a montagem. Os ocupantes do banco da frente viajam como que num confortável casulo, enquanto atrás não é preciso ser muito alto para começar a contar os centímetros.

Ensaiámos a versão híbrida plug-in, com 180 cavalos (existe uma mais potente, com 225) e apreciámos o voluntarismo do motor e um comportamento de alto nível, que em nada belisca o conforto. Conseguimos uma autonomia de 58 quilómetros (a marca anuncia 66) e um consumo de 7 l/100 km. Esta motorização custa a partir dos 39 270 euros.

  • Motores
    A 308 SW está também disponível com motor a gasolina de 130 cavalos (26 720 euros) e Diesel, com a mesma potência, e um preço de 32 620 euros.
  • Versões
    Existem três níveis de acabamento: Active Pack; Allure; e GT. A versão mais potente apenas está disponível neste último nível.
  • Dimensões
    Com 4,63 metros de comprimento, 1,85 de largura e uma altura de 1,44, a 308 híbrida plug-in leva 548 litros de bagagem.