Os desenhos animados na moda vieram para ficar

Guess | Casaco de ganga Batman | 180 euros

O mundo da banda desenhada, dos filmes, dos videojogos, saltou para a roupa de adulto e nunca mais saiu. Há desenhos animados por todo o lado.

Marvel, DC Comics, Disney, Pokémon. O mundo da banda desenhada, dos filmes, dos videojogos, da fantasia saltou das coleções infantis para a moda de adulto e nunca mais saiu. Na verdade, a tendência tem décadas. Já em 2008, o MET Museum, em Nova Iorque, dedicou uma exposição ao poder das personagens adoradas. “Superheroes: Fashion and Fantasy” mostrava como os designers de moda foram influenciados por figuras fantásticas, vilões, mulheres guerreiras, super-heróis, do Homem-Aranha ao Batman, do Thor à Viúva Negra, em diferentes coleções. E não é difícil explicar: “O ser humano tem uma atração pelos heróis, pelos bons que vencem os maus, por figuras sobre-humanas, pelo mágico, pelo impossível. E isso acaba por se tornar fonte de inspiração para os designers”. Graça Guedes, especialista em design e marketing de moda, cita até uma série de exemplos de coleções das grandes casas de luxo inspiradas neste universo. Da Dior em 2001 à Balenciaga em 2007, Tom Ford em 2013, Prada em 2018, e tantos mais haveria.

“É uma tendência que não desaparece, porque tem muita procura. As pessoas gostam de produtos que evocam os heróis que gostam de ver no cinema ou na televisão. E mesmo os adultos começaram a assumir isso na roupa de forma bastante livre.” Há desde peças mais baratas, nomeadamente da Disney que inundou o fast fashion, com marcas como a Zara ou a Primark a usarem a imagem de personagens de forma mais direta. Até produtos de marcas de luxo, “que usam elementos do universo dos super-heróis num design mais sofisticado”. “Quando o [John] Galliano usa a Wonder Woman como inspiração numa coleção da Dior, não há peça nenhuma com a Wonder Woman em si, há elementos que identificamos imediatamente, mas que não são diretos.”

E o fenómeno, claro, tem outro lado para lá da moda. É merchandising, “porque são produtos ligados ao filme, ao jogo”. Tanto podem ser parcerias (como a Disney tem feito), como podem implicar a compra de direitos de utilização. Mas há uma certeza. Este é um sinal inequívoco da “grande liberdade que há atualmente ao nível do que se veste, de mostrarmos quem somos através da roupa”.

Stella McCartney | Bucket hat Mickey | 265 euros
Primark | Camisola Disney Dumbo | 11 euros
Zara | T-shirt Rato Mickey | 19,95 euros
Pull&Bear | Sapatilhas Lilo & Stitch | 29,99 euros
Balmain | Camisa Pokémon Pikachu | 1934 euros