
A rubrica "Máquina do Tempo" desta semana recupera o póster de André Girard para falar das altas temperaturas que estão a aquecer o país.
Quem as pediu, está com sorte. Quem não as pediu, pode sempre tentar fugir para lugares mais frescos. Em todo o caso, elas estão aqui, as temperaturas altas. Altíssimas. Efeitos do fenómeno climático El Niño que estão a fazer sentir-se em Portugal, na Península Ibérica em geral.
Temperaturas acima da média, com subidas de 10 a 12 graus. E já que falamos de termómetros, há vários distritos do país que estão em alerta, pois estão, ou vão ficar, muito perto dos 40 graus, em alguns casos hão de ultrapassar, sobretudo no Interior. Uma situação de calor tórrido que até as águas vai aquecer. Literalmente. Por isso, haverá hoje muita gente na praia. O Algarve cheio. Assim como todo o areal do Litoral. A semana que se segue continua no mesmo registo, pelo menos no princípio.

Certa vez, André Girard (1901-1968), pintor francês, criador de cartazes e trabalhador da Resistência, pintou o póster (97 x 68 cm) que se vê nesta página. Nele escreveu: OÙ EST LE SOLEIL? / SUREMENT AU PORTUGAL (traduzindo: Onde está o sol? Certamente em Portugal). Não há data associada, nem situação. Em todo o caso, as ondas de calor, pelos vistos, são coisas que vão e vêm. Mas temos de nos habituar a que sejam mais frequentes. A isso, e a evitar o Sol nas maiores horas de calor, a usar protetor e a beber, sobretudo água. Enquanto não nos transformamos num deserto.