O outro estilo de vida de Matilde Martins

Matilde Martins é gestora de redes sociais em Arnhem, nos Países Baixos

Matilde Martins gere as redes sociais e trata do marketing de uma multinacional de calçado dos Países Baixos. Vive em Arnhem, trabalha em Amesterdão. Uma nova forma de estar.

Os últimos meses do curso de Design Gráfico e Multimédia, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foram feitos online, no pico da pandemia. Matilde Martins, de Leiria, terminava a licenciatura, percebia que o seu caminho passaria pelas redes sociais e pelo marketing digital, numa ponte entre esses dois mundos. “A paixão começou pelas redes sociais”, conta. Entretanto fazia aguarelas de animais a partir de fotografias, desenhos de bichos de estimação por encomenda, nesse amor pela arte, com a sua marca AZ Waters Colors. Chegou a ter bastante trabalho, vendia para todo o Mundo, sobretudo para os Estados Unidos. Acabou o curso, estagiou numa empresa de vídeo e comunicação. “Foi uma boa experiência de trabalho”, recorda. Não pensava sair do país, a oportunidade apareceu, o namorado João recebeu uma proposta de trabalho nos Países Baixos. Matilde olhou em volta e pensou: “Não vou ganhar 800 euros o resto da minha vida.” Saiu de Leiria com emprego assegurado numa multinacional de calçado nos Países Baixos, a International Brands Group que vende para mais de 100 países, e um sítio para ficar. Reconhece que é uma privilegiada. “Foi uma transição muito especial para uma pessoa que vai emigrar”, admite. Em janeiro de 2022, saiu de Portugal. “Adaptei-me logo.” Vive em Arnhem, nos Países Baixos, perto da Alemanha. Trabalha em Amesterdão, a uma hora de estrada. “O país é pequeno, numa hora e meia vamos de uma ponta à outra.”

Trata das redes sociais e dedica-se ao marketing digital da empresa que produz as conhecidas botas militares Magnum e calçado outdoor e desportivo Hi-Tec. Está num contexto internacional, colegas de 20 nacionalidades, todos falam inglês. “Sinto-me em casa. A minha empresa é a minha segunda família.” São outras condições a nível salarial e outras formas de estar em termos de hierarquia, distintas de Portugal. É outro respeito. “A dinâmica é muito diferente.” Gosta do que estudou, gosta do trabalho que tem, das pessoas à sua volta. “Sou muito ambiciosa, o trabalho é muito importante, abraço mesmo a causa”, diz. O que ganha permite-lhe fazer várias coisas como viajar, conhecer outros países a partir do centro da Europa.

Arnhem agrada-lhe, há sempre atividade, passear de bicicleta, jantar e beber um copo com os amigos, ir a concertos. Possibilidades não faltam. “É um país incrível para se viver, é lindo.” “A qualidade de vida não tem nada a ver com Portugal, as regalias que temos para constituir família são ótimas.”

Matilde vê-se a regressar a Portugal, mas, para já, não coloca uma data. Está a aproveitar e a viver o momento. Logo verá. “Viemos pela questão financeira, queremos ficar pelo estilo de vida”, revela. E, volta e meia, ainda faz algumas aguarelas de animais, sobretudo cães e gatos. São pedidos especiais.

Matilde Martins
Localização:
Arnhem, Países Baixos 51º59’6.3708’’ N 5º53’55.428’’ E (GMT+1)
Cargo: gestora de redes sociais
Idade: 24 anos