Susana Romana

O discurso de Cavaco, o Papa no Santuário e o hotel de Robert de Niro em Lisboa

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Esta semana foi um autêntico regresso saudosista aos anos 1990: celebrámos a Expo 98, o Sporting não se apurou para a Champions, o SNS anda a recusar-se a fazer abortos e levámos com discursos do Cavaco Silva. Só faltaram os pegamonstros e as Spice Girls.

2

O discurso de Cavaco foi duríssimo para Costa, mas também não foi pera doce para Montenegro. É como se o ex-presidente lhe estivesse a esfregar na cara um fascículo de “Oposição For Dummies”.

3

A Meta, dona da aplicação WhatsApp, anunciou que vai passar a ser possível editar uma mensagem já enviada. Agora que já dois ministros das Infraestruturas se lixaram à pala do que mandaram ou deixaram de mandar? Vem tarde.

4

Segundo a TVI, Duarte Cordeiro, braço-direito de Medina na Câmara de Lisboa, terá liderado uma troca de favores entre PS e PSD na preparação das listas das autárquicas de 2017. Segundo um membro do PSD apanhado nas escutas (e cito): “Está combinado eles apresentarem uns gajos merdosos para garantirmos as juntas”. E em 2021 pelos vistos foram ainda mais longe apresentando de novo Medina, que foi da maneira que a Câmara caiu no colo de Moedas.

5

Já se sabem as datas oficiais: o Papa Francisco visita Portugal entre 2 e 6 de agosto, para a Jornada Mundial da Juventude, e está prevista a sua deslocação ao Santuário de Fátima. Enfim, outra vez arroz. Estava a contar que viesse para o Festival do Caracol de Loures e aproveitasse para se deslocar ao bowling do Colombo.

6

Foi condenado a nove meses de prisão um homem que se fez passar por membro do staff dos Coldplay, aquando da sua passagem por Coimbra. Tantos livros de autoajuda e de empreendedorismo a dizer às pessoas para acreditarem nos seus sonhos e para irem à luta pela profissão que querem e depois fazem isto ao homem.

7

Segundo um grupo de investigadores, um terço da população mundial viverá sob “condições extremas de calor” em 2080, caso se prossiga a trajetória atual. E é calor a sério, não é como aquelas manchetes bimbas que as revistas cor-de-rosa fazem cada vez que uma famosa veste um biquíni, estilo “Isabel Figueira escaldante em Monte Gordo”.

8

Robert de Niro vai abrir um hotel de luxo em Lisboa. O Nobu Hotel and Restaurant Lisbon ficará situado na Avenida da Liberdade. Faz sentido ser também este ator a contribuir para que a especulação imobiliária se torne cada vez mais num Toiro Enraivecido.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 28 de maio – número 1618 – da “Notícias Magazine”]