Susana Romana

O 25 de abril, Marcelo Rebelo de Sousa e Lula da Silva

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Estamos quase no 25 de Abril, que este ano deu azo a polémica por causa da visita de Lula da Silva ao Parlamento. O convite partiu de Marcelo, que é aquele amigo que vai a eventos em casa de outras pessoas com malta que foi ele que se lembrou de trazer. “Como assim, não podia trazer o meu primo Tozé para beber umas mínis no velório do teu pai?”.

2

A polémica com Lula adensou-se depois deste fazer declarações no mínimo dúbias sobre a guerra na Ucrânia, interpretadas como pró-Putin. Lula já veio clarificar a integridade territorial da Ucrânia. Se calhar lembrou-se que ser tratado como uma colónia não é assim tão fixe.

3

Já Marcelo, continua atento às sondagens, à espera que o PSD possa governar sem se aliar ao Chega. Neste momento valem até as sondagens para o Sexy Platina, Montenegro mais depressa tem permissão para fazer governo com Tony Carreira do que com Ventura.

4

A alpinista espanhola Beatriz Flamini passou 500 dias numa gruta a 70 metros de profundidade, sem luz natural, contacto com o exterior e referências da passagem do tempo. É, portanto, a única pessoa do Mundo sem uma opinião sobre as broncas na TAP.

5

Já está em vigor o IVA zero em 46 produtos, com os supermercados a assinalarem os itens com baixa de preço. Até fazem campanhas de televisão, como se fosse uma promoção deles e não uma decisão do Governo. Parecem a Coca-Cola a dizer que inventou o Pai Natal.

6

A DECO alerta para que os consumidores estejam atentos a possíveis incumprimentos. Ir às compras é cada vez mais um jogo de sorte e azar cheio de truques para a casa ganhar sempre. Qualquer dia estão a meter a manteiga numa roleta e slot machines que dão grão-de-bico.

7

O secretário de Estado do Ensino Superior defendeu que as instituições de Ensino Superior tenham mecanismos de prevenção de casos de assédio, bem como canais de denúncia. Há várias universidades que já têm estes canais, mas geralmente são logo num contentor de ecoponto. Ignoram, mas ao menos reciclam!

8

Já teve alta a jovem que sobreviveu durante 20 horas no mar, em cima de uma prancha de paddle, surpreendendo até a equipa médica que a acompanhou. Não se via um grau de resiliência a adversidades assim desde o Eduardo Cabrita.

[Artigo publicado originalmente na edição do dia 23 de abril – número 1613 – da “Notícias Magazine”]