Nissan Ariya: zen mais zen não há

Um desenho disruptivo a que ninguém fica indiferente. A bateria mais pequena permitiu-nos chegar aos 400 quilómetros

Com o Ariya, a Nissan pisa terreno que lhe é familiar, o dos SUV e o dos veículos elétricos, nos quais sempre foi pioneira. E fá-lo com grande estilo...

O formato de SUV coupé do Ariya, com um desenho pleno de linhas tensas, uma frente agressiva e uma lateral bem vincada pelas grandes jantes (19 polegadas no modelo que ensaiámos), resulta na perfeição. O mais recente modelo elétrico da Nissan não deixa ninguém indiferente e o melhor está guardado no interior. O construtor japonês esmerou-se com um minimalismo que não chocará os mais conservadores.

Espaço não falta, com pormenores como os comandos de ventilação hápticos (superfície sensível ao toque) ou a ausência de consola no solo. Assim como assim, não se entende a posição de condução tão elevada, ao ponto de o encosto de cabeça chegar a bater no teto, nem o grafismo algo datado do sistema de infoentretenimento.

A versão que ensaiámos, a Advance, com bateria de 63 kWh (218 cavalos) permitiu-nos, sem grande esforço, chegar aos 400 quilómetros, em trajeto maioritariamente urbano, mas com algumas vias rápidas à mistura. Com suspensões viradas para o conforto e uma insonorização de bom nível, este bem que poderia chamar-se o Nissan Zen. Custa a partir dos 48 200 euros.

  • Números Mede 4,6 metros de comprimento, 1,8 de largura e 1,6 de altura. Pesa 1,9 toneladas e a bagageira tem uma capacidade de 468 litros.
  • Equipamento Tem ProPilor Assist com Navi-Link, bancos dianteiros aquecidos, carregador de bordo de 22 kW e câmara 360° com deteção de objetos.
  • Carregamento A potência máxima de carregamento é de 130 kW e demora 40 minutos a carregar dos 10 aos 80%. Em casa, conte com 34,5 horas (a 10 A).